12/08/2020 10h40

Transmissões ao vivo no YouTube do Incaper somam 4.600 visualizações

As transmissões ao vivo realizadas nos últimos três meses no canal no YouTube do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) somaram mais de 4.600 visualizações. Os conteúdos de assuntos variados foram divulgados por meio de seminários on-line, denominados webinar, que permitem a interação de internautas via chat com os técnicos que apresentam o webinar.

A iniciativa é fruto de um conjunto de esforços entre a diretoria técnica e a equipe da Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper. Em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o trabalho dos técnicos do Instituto está sendo contínuo para que o público continue sendo atendido da melhor maneira, como afirmou a diretora técnica do Incaper, Sheila Posse.

“Cada vez mais o Incaper consolida sua credibilidade técnica através dos webinars. Estamos alcançando um público ainda maior além das fronteiras nosso Estado, até mesmo do Brasil. Os técnicos, altamente qualificados, nos representam e dignificam o nosso Instituto”, destacou Sheila Posse.

A gerente da GTTC, Vanessa Borges, disse que os resultados apresentados dos webinars são satisfatórios e que superaram as expectativas. “Nosso objetivo foi lançar mão das ferramentas que temos hoje para darmos continuidade às entregas do Incaper para os produtores rurais e para a sociedade civil”, afirmou.

Entre os assuntos abordados ao longo dos meses de maio, junho e julho houve uma sequência de webinars a respeito de temas pertinentes à cafeicultura como: tecnologias para cafés conilon e arábica de qualidade; correção de solo e adubação; boas práticas agrícolas e manejo de pragas dos cafeeiros. Outros temas também entraram no ciclo de apresentações como a utilização do Capim BRS Capiaçu no Estado, estratégias para a produção de leite de qualidade, além de conteúdos relacionados à comunicação, tais como técnicas de linguagem simples para informação pública e institucional e produção de vídeos com celular.

Aumento de novos inscritos no canal

O canal do Incaper no YouTube atualmente conta com mais de 8.900 inscritos e 33 mil visualizações. No mês de julho, houve um aumento de 600 novas inscrições no canal, o que é considerado um valor significativo, uma vez que a média de 2019 foi de 188 inscritos por mês. A participação de servidores do Incaper é massiva, além da audiência de produtores e produtoras rurais, parceiros, estudantes e internautas de outros estados. Recentemente, os webinars tiveram a participação de venezuelanos.

Os encontros on-line são feitos sempre às quintas-feiras, às 18 horas, exceto alguns temas que tiveram as suas datas alteradas a pedido do público. Os interessados pelos webinars podem participar encaminhando perguntas e comentários sobre o tema do dia e sugestões de novos assuntos usando as ferramentas que a própria rede social oferece, como mensagens diretas e caixa de comentários do YouTube, durante as transmissões ao vivo. Com o suporte dos moderadores, as perguntas são respondidas pelos técnicos ao longo do webinar.

Próximas transmissões ao vivo:

  • 13/08 às 18h00: Compostos bioativos e nutricionais: conhecendo o poder dos alimentos através de preparo saudável (Programa ALIMENTARES).
  • 20/08 às 18h: Manejo de doenças em cafeeiros.
  • 23/08 às 18h: Produção de sorgo e milho para ensilagem no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

 

Texto: Tatiana Toniato Caus. 


Informações à imprensa

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / andreia.santos@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard