Três escolas da rede estadual conquistam Prêmio Microsoft Educadores Inovadores
As escolas do Espírito Santo deram um show de participação no Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010: as três escolas finalistas foram vencedoras. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Coelho Ávila Júnior, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, conquistou o prêmio Educador Inovador pelo projeto “Escolas nas Nuvens. Soluções Inovadoras na Educação”. A escola também ficou com o 2º lugar na categoria Colaboração, com o mesmo projeto. Já o Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão conquistou o 1º lugar na categoria Inovação em Comunidade com o projeto “Campo Sustentável”. Outra escola capixaba premiada foi a Hilda Miranda Nascimento, em Serra, que garantiu o 3º lugar na categoria Escolas Técnicas, com o projeto “Acessibilidade – Direito para Todos”.
Os integrantes de cada projeto vencedor foram premiados com um notebook. Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à Educação Básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em um país da América Latina a ser definido pela organização. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.
Esta foi a quinta edição do prêmio, que reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas estaduais, municipais ou federais, fundações, secretarias municipais e estaduais de ensino, núcleos de tecnologia educacional e escolas técnicas públicas. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar.
“Escolas nas Nuvens”
O projeto foi desenvolvido pela escola Ávila Junior com a ideia de acabar com a dependência dos alunos e professores de discos físicos como pen-drive, CDs, DVDs e HDs já que o projeto possibilita que todo tipo de material didático utilizado, além dos trabalhos dos alunos, sejam salvos e armazenado na internet.
Com a possibilidade de chegar à grande final na África do Sul, a professora de Língua Portuguesa, Adriana Silva de Oliveira, afirma que os alunos estão muito mais engajados no projeto. “Os meninos estão encantados, vendo o resultado do que eles estão fazendo, sempre conectados”.
No ano passado, a escola foi uma das finalistas do Prêmio como escola piloto do projeto “Cachoeiro em Diversas Linguagens”. Os resultados obtidos foram o 3º lugar na categoria educador inovador e o 2º lugar na categoria comunidade. Os projetos sempre envolvem todas as disciplinas em que os alunos são os principais atores.
“Campo Sustentável”
O projeto desenvolvido pelo CEIER de Vila Pavão tem como objetivo criar uma rede de troca de conhecimentos, onde os alunos da zona rural aprendem sobres as TICs e têm a possibilidade de ensinar seus pais, a maior parte agricultores.
As oficinas são dedicadas a ensinar aos pais a fazerem uso de recursos disponíveis na internet, como previsão climática, cotação de preços, modo de produção e participação em programas de incentivo, o que auxilia na produtividade e melhoria do trabalho na terra.
“Acessibilidade – Direito para todos”
O projeto desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática criou uma verdadeira mobilização entre os participantes, que puderam sentir na pele o que é ser deficiente físico e não possuir locais adaptados, com estrutura para recebê-los. Os estudantes criaram vídeos com o uso das TICs e estudaram os programas de acessibilidade desenvolvidos pela Microsoft, como forma de encontrar soluções para ajudar na adaptação dessas pessoas.
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Texto: Gustavo Rosa ,Karolina Gazoni e Elton Lyrio Morati