31/07/2010 12h06 - Atualizado em 23/01/2019 12h24

Três escolas da rede estadual estão na fase final do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores

Três escolas da rede estadual de ensino estão entre os finalistas do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010. Os projetos finalistas “Escolas nas Nuvens. Soluções Inovadoras na Educação”, na categoria Colaboração, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Francisco Coelho Ávila Júnior, localizada em Cachoeiro de Itapemirim; o “Campo Sustentável”, na categoria Inovação em Comunidade, do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão; e “Acessibilidade – Direito para Todos”, na categoria Educador Inovador – Escolas Técnicas, da Escola Hilda Miranda Nascimento, em Serra, estão em votação popular, que prossegue até o dia 04 de agosto no site www.educadoresinovadores.com.br.

O prêmio está em sua quinta edição e reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas estaduais, municipais ou federais, fundações, secretarias municipais e estaduais de ensino, núcleos de tecnologia educacional e escolas técnicas públicas. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar.

Os integrantes de cada projeto ou prática vencedoras serão premiados com um notebook. Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à Educação Básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em um país da América Latina a ser definido pela organização. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.

“Escolas nas Nuvens”

O projeto foi desenvolvido pela escola Ávila Junior com a ideia de acabar com a dependência dos alunos e professores de discos físicos como pen-driver, CDs, DVDs e HDs já que o projeto possibilita que todo tipo de material didático utilizado, além dos trabalhos dos alunos, sejam salvos e armazenado na internet.

Com a possibilidade de chegar à grande final na África do Sul a professora de Língua Portuguesa, Adriana Silva de Oliveira, afirma que os alunos estão muito mais engajados no projeto. “Os meninos estão encantados, estão vendo o resultado do que eles estão fazendo e estão o tempo todo conectados”.

No ano passado a escola foi uma das finalistas do Prêmio como escola piloto do projeto “Cachoeiro em Diversas Linguagens”. Os resultados obtidos foram o 3º lugar na categoria educador inovador e o 2º lugar na categoria comunidade. Os projetos sempre envolvem todas as disciplinas em que os alunos são os principais atores.

“Campo Sustentável”

O projeto desenvolvido pelo CEIER de Vila Pavão tem como objetivo criar uma rede de troca de conhecimentos, onde os alunos da zona rural aprendem sobres as TICs e têm a possibilidade de ensinar seus pais, a maior parte agricultores.

As oficinas são dedicadas a ensinar aos pais a fazerem uso de recursos disponíveis na internet, como previsão climática, cotação de preços, modo de produção e participação em programas de incentivo, o que auxilia na produtividade e melhoria do trabalho na terra.

“Acessibilidade – Direito para todos”

O projeto desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática criou uma verdadeira mobilização entre os participantes, que puderam sentir na pele o que é ser deficiente físico e não possuir locais adaptados, com estrutura para recebê-los. Os estudantes criaram vídeos com o uso das TICs e estudaram os programas de acessibilidade desenvolvidos pela Microsoft, como forma de encontrar soluções para ajudar na adaptação dessas pessoas.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kisandrade@sedu.es.gov.br/ltcardoso@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br