Trilha cidadã no Parque Paulo César Vinha com novas soluções de acessibilidade
O Parque Paulo César Vinha (PEPCV), localizado em Guarapari, realizou junto ao programa ‘Trilha Cidadã’ testes de uma nova cadeira de rodas adaptada para terrenos acidentados, o modelo Julietti. A atividade realizada na quarta-feira, 13 de novembro, teve como objetivo avaliar o desempenho do equipamento em diferentes tipos de trilha e definir quais percursos no ambiente do Parque seriam mais adequados para o uso dos visitantes.
A coordenadora de saúde da APAE, Rebecca Castilho, e a fisioterapeuta Amanda Moreira Martins acompanharam o teste para observar o funcionamento da cadeira e sugerir melhorias no processo. Ambas com experiência no atendimento a pessoas com baixa mobilidade, fizeram anotações sobre as adaptações necessárias, a quantidade de acompanhantes necessários e os cuidados específicos durante a trilha.
A cadeira Julietti, projetada para montanhismo, é um equipamento que já está disponível em várias partes do Brasil, mas é a primeira vez que o modelo é testado em um Parque capixaba. Sua aquisição visa ampliar o acesso a diferentes partes do PEPCV, oferecendo mais autonomia a pessoas com mobilidade reduzida, reforçando o ideal do Trilha Cidadã. Diferentemente da cadeira antiga, que está disponível desde 2013 e faz o percurso de 1,5 quilômetro até a praia, o objetivo é que o modelo Julietti permita a realização de trajetos mais longos, ajudando os visitantes a chegarem até a Lagoa de Caraís.
Embora a cadeira tenha sido desenvolvida para montanhismo, a equipe também a testou na praia e nas trilhas de terra, incluindo uma área alagada, para avaliar sua adaptabilidade a outros tipos de ambientes. A cadeira é equipada com um cinto de segurança abdominal, assento anatômico e encosto regulável, garantindo conforto e segurança de usuários com diferentes tipos de necessidades, inclusive aqueles com pouco controle do tronco, sendo uma opção para pessoas com deficiência que desejam conhecer o espaço.
O PEPCV oferece desde 2012 o Trilha Cidadã, programa desenvolvido pelo Iema que busca promover a inclusão social e a qualidade de vida das pessoas pelo contato com a natureza. "O Programa atende grupos diversos, como pessoas com deficiência, idosos e dependentes químicos, por meio de parcerias com instituições educacionais, assistenciais e de saúde. As visitas contam com recursos inclusivos, como o mapa tátil, catálogo de pegadas, guia sonoro, placas em Braille e informativo em Libras", destaca Karla Fafá, coordenadora do programa.
A guarda do Parque Paulo César Vinha, Fernanda Severino, explicou que a metodologia do Trilha Cidadã é adaptada para atender às necessidades dos diferentes grupos que participam das trilhas. "Adaptamos a nossa abordagem para o tipo de grupo que participa. Antes da visita oficial, realizamos uma visita técnica para que a instituição possa apontar como pode aproveitar o espaço, ajustando as trilhas e os recursos às suas necessidades específicas", disse Fernanda.
Fernanda Severino reforça ainda que com a implementação da cadeira Julietti, o parque amplia as opções de acessibilidade, permitindo que mais pessoas participem das atividades de trilha. Após a conclusão dos testes, o próximo passo será realizar uma visita com usuário para ajustar os detalhes e garantir que o equipamento esteja pronto para o uso oficial.
Texto por: Ana Clara Gonçalves.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema