Trilhas da Cultura: Inscrições abertas para masterclasses com Camila Morgado
%20(1).png?v=638760113804845310)
Uma das maiores atrizes da sua geração, Camila Morgado abre o Trilhas da Cultura – Programa de Formação, Capacitação Técnica e Qualificação Profissional para o Segmento Audiovisual do Espírito Santo – com duas masterclasses: "O Processo de criação de personagem a partir da experiência em filmes" e "Direção de atores a partir da experiência em Cinema, Teatro e TV".
As aulas acontecem, respectivamente, nos dias 11 e 12 de março, às 18 horas, no Hub ES+, em Vitória. As inscrições serão abertas nesta terça-feira (25), no site do Mapa Cultural, e as vagas são gratuitas e limitadas.
Formações
As formações têm início na terça-feira, 11 de março, com a masterclass O Processo de Criação de Personagem a Partir da Experiência em Filmes. No bate-papo, Camila Morgado vai falar sobre a experiência em diversas produções audiovisuais, como os filmes Olga (direção de Jayme Monjardim, 2004), Vergel (direção de Kris Nikilson, 2017) O Animal Cordial (direção de Gabriela Amaral Almeida, 2018) e Domingo (direção de Fellipe Barbosa e Clara Linhart, 2019); as minisséries A Casa das Sete Mulheres (direção de Jayme Monjardim, 2003) e O Canto da Sereia (de José Luiz Villamarim, Luisa Lima e Walter Carvalho, 2013); além das séries Bom Dia, Verônica (de Ilana Casoy e Raphael Montes, 2020-2024) e Sentença (criação de Paula Knudsen, 2022).
“Quero passar à turma as ferramentas que utilizamos na construção de personagens para TV, Cinema e Teatro. A ideia é apresentar como transpor do papel para a realidade a criatura da ficção, por meio da fisicalidade, da pesquisa de campo, dos cotidianos, da forma de ouvir, de sentir, de gesticular para ter o contato com o público pelas telas e os palcos”, explicou a atriz Camila Morgado.
Ela também vai falar de seus trabalhos em novelas como O Rebu (de José Luiz Villamarim, Luisa Lima e Walter Carvalho, 2014), Pantanal (de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi, 2022) e Renascer (de Bruno Luperi, 2024); e a peça A Falecida (de Nelson Rodrigues), atualmente em cartaz.
Já na quarta-feira (12), a segunda Masterclass, Direção de Atores a Partir da Experiência em Cinema, Teatro e TV, Camila Morgado apresenta uma das facetas do ofício de interpretação. “Falo sobre como ser dirigida por quem realiza uma obra para o cinema, imprimindo intensidades, histórias, corporalidade, expressões, vozes e comportamentos. Criar junto da direção e dos outros intérpretes em cena, como imprimir a ideia e narrativa daquela personagem criada para a tela”, contou.
Sobre o Trilhas da Cultura
O Trilhas da Cultura é um programa que tem o objetivo de ampliar a qualificação de profissionais da área do audiovisual. A iniciativa é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Serão dez cursos que acontecerão a partir de maio, nas áreas de Criação; Direção Audiovisual; Foto, Som e Arte; Produção; Finalização e Pós-Produção. Serão disponibilizadas 250 vagas (25 por curso) com reserva de vagas para negros, indígenas, mulheres, LGBTQIAPN+ e residentes nas comunidades atendidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. As inscrições para o Trilhas da Cultura têm início no dia 11 de março também pelo Mapa Cultural.
O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.
Link para inscrições disponível a partir de terça-feira (25): https://mapa.cultura.es.gov.br/oportunidade/1931/#info
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br