Tropa do Batalhão de Missões Especiais comemora 24 anos de existência
Mais de 10 mil pedras de crack apreendidas, aproximadamente 500 quilos de maconha, mais de 70 quilos de cocaína e 750 detidos. É com estes números que o Batalhão de Missões Especiais (BME), unidade especializada da Polícia Militar, encerra o primeiro semestre de 2010 e comemora seus 24 anos. Para celebrar a data, a tropa do BME esteve reunida durante uma solenidade no Batalhão, em Santa Marta, Vitória, na manhã desta sexta-feira (03).
A ocasião também foi oportuna para homenagear os destaques operacionais do Batalhão, que, ao longo deste terceiro trimestre de 2010, obtiveram êxito durante os patrulhamentos. Foram eles: cabo Luciano Baleeiro, da Companhia Tática Motorizada; cabo Sidney Carlos Pereira, da Companhia de Polícia de Choque; sargento Edmar Dias Rangel, do Pelotão de Comando de Serviço do BME; soldado Walter Anderson Borges da Silva, da Companhia de Operações Especiais (COE); e soldado Juliano César Salles, da Companhia de Operações com Cães.
O comandante do BME, tenente-coronel Glauco Carminat Rodrigues parabenizou a todos os militares da Unidade pela dedicação e comprometimento desempenhados diariamente. “Agradeço a todas as autoridades e colegas de farda pelo apoio em nossas missões. Mas hoje quero agradecer de forma especial aos integrantes desta tropa, que se coloca inteiramente à disposição dos serviços de segurança prestados em tantas situações. É uma honra comandar uma tropa de excelência. Lembremos sempre do nosso compromisso com o Estado, com o povo capixaba e com a Corporação”.
Comemorações
Para comemorar 24 anos de existência, celebrado no dia 28 de agosto, o BME contou com uma programação especial. Durante todo o mês de agosto, uma série de atividades esportivas – incluindo a realização de jogos internos e marcha militar – marcou o aniversário.
As comemorações começaram no dia 2 de agosto e foram encerradas nesta sexta-feira (03), com a solenidade de aniversário. Os militares disputaram diversas modalidades esportivas, como voleibol, futebol, atletismo e duatlon.
Na última semana foi realizada a tradicional marcha militar, que compreendeu um percurso de mais de três quilômetros, saindo do BME, em Vitória, até o Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica.
Atuação
O BME atua em todo o Espírito Santo como tropa operacional em operações específicas, consideradas de alta complexidade. O Batalhão é dividido em quatro companhias: Companhia de Polícia de Choque, Companhia de Operações com Cães, Companhia de Operações Especiais e Companhia de Operações Táticas Motorizadas.
Cada uma delas atua com atendimentos distintos, que envolvem ocorrências em estabelecimentos penais, policiamento em shows e eventos, calamidade pública, operações de busca, resgate e salvamento, detecção de entorpecentes, ocorrências com reféns, policiamento ostensivo motorizado e a pé com cães, ocorrências com explosivos, além de operações aéreas e de altura, entre outros.
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862 / 9846 8680/ 3224 5613
E-mail: geiza.ardicon@sesp.es.gov.br/sandra.dalton@sesp.es.gov.br