03/09/2010 19h32 - Atualizado em 21/01/2019 17h01

Tropa do Batalhão de Missões Especiais comemora 24 anos de existência

Mais de 10 mil pedras de crack apreendidas, aproximadamente 500 quilos de maconha, mais de 70 quilos de cocaína e 750 detidos. É com estes números que o Batalhão de Missões Especiais (BME), unidade especializada da Polícia Militar, encerra o primeiro semestre de 2010 e comemora seus 24 anos.  Para celebrar a data, a tropa do BME esteve reunida durante uma solenidade no Batalhão, em Santa Marta, Vitória, na manhã desta sexta-feira (03).

A ocasião também foi oportuna para homenagear os destaques operacionais do Batalhão, que, ao longo deste terceiro trimestre de 2010, obtiveram êxito durante os patrulhamentos. Foram eles: cabo Luciano Baleeiro, da Companhia Tática Motorizada; cabo Sidney Carlos Pereira, da Companhia de Polícia de Choque; sargento Edmar Dias Rangel, do Pelotão de Comando de Serviço do BME; soldado Walter Anderson Borges da Silva, da Companhia de Operações Especiais (COE); e soldado Juliano César Salles, da Companhia de Operações com Cães.

O comandante do BME, tenente-coronel Glauco Carminat Rodrigues parabenizou a todos os militares da Unidade pela dedicação e comprometimento desempenhados diariamente. “Agradeço a todas as autoridades e colegas de farda pelo apoio em nossas missões. Mas  hoje quero agradecer de forma especial aos integrantes desta tropa, que se coloca inteiramente à disposição dos serviços de segurança prestados em tantas situações. É uma honra comandar uma tropa de excelência. Lembremos sempre do nosso compromisso com o Estado, com o povo capixaba e com a Corporação”.

Comemorações

Para comemorar 24 anos de existência, celebrado no dia 28 de agosto, o BME contou com uma programação especial. Durante todo o mês de agosto, uma série de atividades esportivas – incluindo a realização de jogos internos e marcha militar – marcou o aniversário.

As comemorações começaram no dia 2 de agosto e foram encerradas nesta sexta-feira (03), com a solenidade de aniversário. Os militares disputaram diversas modalidades esportivas, como voleibol, futebol, atletismo e duatlon.

Na última semana foi realizada a tradicional marcha militar, que compreendeu um percurso de mais de três quilômetros, saindo do BME, em Vitória, até o Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica.

Atuação

O BME atua em todo o Espírito Santo como tropa operacional em operações específicas, consideradas de alta complexidade. O Batalhão é dividido em quatro companhias: Companhia de Polícia de Choque, Companhia de Operações com Cães, Companhia de Operações Especiais e Companhia de Operações Táticas Motorizadas.

Cada uma delas atua com atendimentos distintos, que envolvem ocorrências em estabelecimentos penais, policiamento em shows e eventos, calamidade pública, operações de busca, resgate e salvamento, detecção de entorpecentes, ocorrências com reféns, policiamento ostensivo motorizado e a pé com cães, ocorrências com explosivos, além de operações aéreas e de altura, entre outros.

Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton