11/07/2024 12h20 - Atualizado em 11/07/2024 14h26

TVE 50 anos: confira as novidades de julho na emissora pública dos capixabas

A programação da TVE está repleta de novidades. Novos conteúdos entram no ar, ao longo do mês de julho, como parte das comemorações pelos 50 anos da emissora pública dos capixabas. A iniciativa também revela que outras novidades estão por vir.

Uma das mudanças recentes é a troca na Diretoria da emissora. Hugo Reis, responsável pelo planejamento das ações, passou o comando da TVE para o jornalista Marco Rost, que assume a implementação da nova programação.

“As novidades na programação reafirmam o compromisso da TVE com a comunicação pública, com o fortalecimento e a valorização da identidade dos capixabas. A TVE desempenha um papel fundamental na sociedade, promovendo informação de qualidade e fortalecendo os laços culturais e comunitários no nosso Estado”, disse Reis.

O atual diretor concorda: “Os conteúdos regionais são a alma da programação da TVE, pois refletem a diversidade e a riqueza cultural do Espírito Santo e do País. Valorizamos cada história, cada voz, promovendo uma televisão pública que enaltece a nossa identidade e se conecta com a nossa comunidade. É por meio desses conteúdos que fortalecemos o senso de pertencimento e enriquecemos o diálogo cultural com todo o Espírito Santo”, pontuou Rost.

Confira as novidades na programação:

TVE Revista também aos sábados

O TVE Revista, sua revista cultural da hora do almoço, será exibido também aos sábados. A atração, transmitida ao vivo de segunda a sexta, ganhará edição extra a partir do próximo sábado (13), com reportagens e entrevistas de episódios anteriores. O programa oferece cultura, cidadania, informação e entretenimento, temperados com muita música.

Na raiz dos festejos

Em treze episódios, a série “Na raiz dos festejos” investiga as origens, lendas e fatos por trás dos principais festejos tradicionais do Brasil. A produção, dirigida por Ives Albuquerque, apresenta os folguedos brasileiros sob o olhar de quem observa o encanto das cores, sons, ritmos e se fica curioso com os rituais e elementos sagrados e profanos que envolvem essas manifestações. A obra foi realizada por meio do edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) - TVs Públicas, e vai ao ar às terças-feiras, às 18h, na TVE.

Agenda de Cinema

A programação das principais salas de cinema do Espírito Santo, o desempenho de produções capixabas dentro e fora do País, e outros temas relacionados à produção audiovisual são destaques na Agenda de Cinema. O quadro do TVE Revista ganha a programação da TVE toda quinta-feira, a partir das 18h15.

Central do Esporte

Quais são os próximos jogos da Copa Espírito Santo? Quais atletas capixabas participarão dos Jogos Olímpicos em Paris? Tudo o que está por vir no esporte capixaba tem espaço garantido na Central do Esporte. O programa vai ao ar semanalmente às quintas-feiras, logo após a Agenda de Cinema.

Finais do Capixabão Sub-15 e Sub-17

As emoções das finais do Capixabão Sub-15 e Sub-17 serão transmitidas ao vivo pela TVE. As partidas estão marcadas para o próximo sábado (13). Às 10h, a emissora pública dos capixabas transmite a Final do Capixabão Sub-15 na TV aberta e também pela internet. E às 14h, é a vez da final do Capixabão Sub-17, transmitida em tempo real pelas plataformas digitais.

Audiências públicas

As audiências públicas para a discussão do Orçamento 2025 são transmitidas ao vivo pela TVE. Em parceria com a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), a emissora amplia a possibilidade de participação dos capixabas e abre espaço para dar transparência às ações do Governo.

Festival de Cinema de Vitória

O maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, novamente, ganha as telas da TVE. A emissora pública dos capixabas vai transmitir ao vivo a abertura e o encerramento do Festival de Cinema de Vitória. Além disso, filmes da mostra de cinema também serão exibidos na programação. O evento será realizado entre os dias 20 e 25 de julho, e homenageará os atores Suely Bispo e Lázaro Ramos.

12ª Parada LGBTQIA+

A TVE vai transmitir ao vivo pelas plataformas digitais a 12ª Parada LGBTQIA+, com o tema “População LGBTQIA+ na luta pela justiça ambiental. A Associação Gold, responsável pela Parada, define o movimento como um ato de resistência, unindo vozes em defesa da diversidade e do meio ambiente. A transmissão será no dia 28 de julho e irá acompanhar todo o trajeto que vai da Vila Rubim ao Sambão do Povo.

Rádio e Televisão
Espírito Santo (RTV ES)