15/02/2022 16h24

TVE-ES vai exibir produções audiovisuais em parceria com o Instituto Cultural Vale

Andreia Falqueto é uma as jovens artistas que vai apresentar seu trabalho no programa.

A partir da próxima terça-feira (22), a TVE-ES começa a exibir, em parceria com o Instituto Cultural Vale (ICV), uma série de produções audiovisuais realizadas pelo Museu Vale, em Vila Velha. São obras relacionadas à arte contemporânea, oficinas artísticas e bate-papos com artistas reconhecidos em nossa cena cultural. O conteúdo faz parte da programação virtual do Museu Vale.

O primeiro programa da série será o “Perfil Jovens Artistas Capixabas”, que vai ao ar na terça-feira (22), às 20 horas, com reprise na sexta-feira (25), às 20h30. O projeto reúne jovens artistas residentes no Espírito Santo que contam sobre seus inícios, desafios e rumos no desenvolvimento dos trabalhos, inspirações e técnicas. Participam do programa os artistas Andreia Falqueto, Rick Rodrigues, Jocimar Nalesso e Juliana Pessoa.

Para o diretor-presidente da RTV-ES Igor Pontini, a exibição de conteúdos locais, produzidos por artistas capixabas, é papel da TVE como emissora pública e aberta. Pontini destacou que esse tipo de parceria é uma forma valorizar e fomentar a cultura local. “Exibir conteúdos da nossa terra é um movimento que começamos a fazer em 2019. A parceria com o Instituto Vale Cultural vem para consolidar essa ação da gestão de trazer a produção independente dos capixabas para dentro da emissora pública”, disse.

Ainda segundo Pontini, essa é uma forma de “dar visibilidade, potencializar nossos conteúdos e, por consequência, nossa cultura, nossa identidade. Também cria novas oportunidades, uma vez que somos uma emissora de televisão aberta, que ainda é o principal veículo de comunicação de massa. Então é uma forma de abrimos uma janela para o que é nosso, e isso é o que importa.”

O Museu Vale, localizado no município de Vila Velha, foi inaugurado em 1998. O espaço é destinado a preservar a memória da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e alia cultura e educação por meio da promoção de mostras de arte contemporânea, além de ações educativas para a comunidade. “A parceria com a TVE nos dá acesso a um novo e mais abrangente público. Trata-se de entrevistas e oficinas muito interessantes de artistas capixabas jovens e consagrados”, destacou o diretor do Museu Vale, Ronaldo Barbosa.

Ao longo da pandemia o museu ofereceu diversas atividades em formato audiovisual, buscando valorizar a cultura nacional e capixaba. Recentemente reaberto para visitação mediante agendamento, o Museu Vale é um dos quatro equipamentos culturais geridos pelo Instituto Cultural Vale no Brasil, que inclui ainda o Memorial Minas Gerais Vale (MG), o Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA).

Texto: Regina Trindade

Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES