TVE leva desfiles do Carnaval capixaba para o exterior

A TVE Espírito Santo acaba de realizar a maior transmissão da história do Carnaval capixaba.Os desfiles das escolas de samba puderam ser vistos até do exterior! A emissora pública, em parceria com a TV Brasil e a TV Brasil Internacional, levou as emoções do Sambão do Povo, em tempo real, para telespectadores do Espírito Santo, do Brasil e do mundo. Foram quase 20 horas de transmissão ao vivo, que colocaram os desfiles das agremiações capixabas nos circuitos nacional e internacional da folia.
A TVE transmitiu na sexta-feira (21) o desfile das escolas do Grupo A e, no sábado (22), o das agremiações do Grupo Especial. No segundo dia, a transmissão da emissora pública dos capixabas chegou não só a todos os estados brasileiros, mas também a 100 países, por meio da TV Brasil Internacional. A TVE Espírito Santo é parceira da TV Brasil na transmissão da festa, que a cada ano se torna maior.
A festa no Sambão do Povo é considerada o terceiro maior desfile de escolas de samba do País, perdendo apenas para Rio de Janeiro e São Paulo.A transmissão dos dois dias de espetáculo pela TVE movimentou mais de 100 profissionais da emissora pública dos capixabas, entre repórteres, produtores, operadores de câmera, editores de imagem, técnicos, equipe de marketing e motoristas.
A apresentadora Luanna Esteves esteve na “comissão de frente” da transmissão e a TVE contou ainda com um time gabaritado de comentaristas: Winny Rocha, Armando Chafic, Kátia Galvão e Bruna Medeiros, a Bruninha. Também atuaram profissionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a qual pertence a TV Brasil.
O diretor-geral da Fundação Carmélia de Cultura e Comunicação Pública, Igor Pontini, comemora o sucesso da transmissão. “A TVE transmite o carnaval há 42 anos. Estive presente em apenas sete, mas não tenho dúvida em dizer que esta foi a melhor transmissão da história de nossa querida emissora pública. Isso só foi possível graças ao profissionalismo e à dedicação de cada um. O governador Renato Casagrande criou a Fundação Carmélia com o objetivo de reestruturar e modernizar as emissoras públicas dos capixabas. Tudo o que aconteceu é prova de que o projeto está em curso. A Fundação Carmélia já é uma realidade e o que estamos construindo perdurará por décadas”, disse Pontini.
Além da TV, os desfiles foram transmitidos pelas redes sociais da TVE, que também produziram conteúdos exclusivos direto do Sambão do Povo. Além de comentários de internautas sobre o desempenho das agremiações, a transmissão recebeu vários elogios e agradecimentos de quem está fora do Espírito Santo, inclusive em outros países.
“Acompanhando essa grande transmissão do Carnaval capixaba da TVE ES, que também nos brinda com o Capixabão 2025. Vejo tudo isso da capital mineira!”, escreveu um internauta. Entre as diversas manifestações deixadas na página, estão as de espectadores do Amazonas, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, além de Espanha, Paraguai e México.
TVE: a primeira na avenida
Em 2025, a TVE Espírito Santo completou 42 anos de transmissão do Carnaval capixaba. Todos os anos, é a primeira emissora do País a entrar na avenida, já que o desfile das escolas de samba do Carnaval capixaba é realizado tradicionalmente uma semana antes do Carnaval dos outros estados. Além disso, a TVE foi a primeira emissora a transmitir a folia do Sambão do Povo, em 1983, sempre prestigiando essa história de resistência e valorizando as tradições culturais do Espírito Santo. Por isso, ficou conhecida como a primeira emissora a entrar na avenida.
Pelo terceiro ano consecutivo, a TVE transmitiu os desfiles das escolas de samba capixabas em rede nacional: a emissora pública dos capixabas gerou o sinal para a TV Brasil, que distribui o conteúdo para todas as 117 emissoras integrantes da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Sobre a TV Brasil Internacional
A TV Brasil Internacional é o canal de televisão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pensado para brasileiros que vivem no exterior, com o objetivo de valorizar nossa identidade e cultura pelo mundo. Pode ser acessado em mais de 100 nações e também está disponível, de forma gratuita, no site tvbrasilinternacional.ebc.com.br, no YouTube @tvbrasilinternacional e aplicativo TV Brasil Internacional (para Android e iOS).
As apresentações do fim de semana podem ser revistas na íntegra no canal da TVE Espírito Santo no YouTube: https://www.youtube.com/@tveespiritosanto
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm