29/07/2021 11h59

TVE traz novo programa voltado para mulheres

No primeiro episódio, a apresentadora Rita batista recebe a arquiteta e urbanista Joice Berth, a multiempresária Ana Paula Xongani e a chef de cozinha e comunicadora baiana, Lili Almeida.

Questões relevantes ao universo feminino e com muita reflexão. Assim é o projeto “Mulher com a Palavra”, um programa que vai ao ar na TVE, a partir do dia 1º de agosto, às 21 horas, em mais uma parceria com a TVE Bahia. A série de quatro programas será exibida de agosto a novembro.

Entre as temáticas estão trajetórias, discussões e a produção artística e intelectual protagonizada por mulheres, além de debates com uma ideia central marcada por conversas livres, escutas e trocas, com a apresentação de Rita Batista. No primeiro encontro, que será exibido dia 1º de agosto, será abordado o tema “Afetividades”. As convidadas são a arquiteta e urbanista Joice Berth, a multiempresária Ana Paula Xongani e a chef de cozinha e comunicadora baiana, Lili Almeida. No programa será abordado, entre outras questões, o direito e a importância de amar e ser amada, o autocuidado, autoestima, solidão, relacionamentos abusivos e a culpa materna.

No segundo programa, com o tema “Originárias”, Eliane Potiguara e Sandra Benites, lideranças e intelectuais de diferentes povos brasileiros, falarão de trajetórias e as propostas das mulheres indígenas para um mundo melhor. No terceiro encontro, o tema abordado será “Mulheres e Ciência”, com a mestra e doutoranda em estudos feministas Carla Akotirene e a primeira mulher negra brasileira doutora em Física, Sônia Guimarães. Elas conversarão sobre as importantes contribuições das mulheres no meio científico brasileiro e mundial, apesar de serem minoria e, muitas vezes, não reconhecidas.

O último programa trará as perspectivas das artistas negras sobre o presente e apontando para o futuro, ultrapassando barreiras espaço-tempo, em “Afrofuturos”. As convidadas serão a fundadora da Inventivos, plataforma de aprendizagem para o futuro do trabalho, Monique Evelle; a cantora Margareth Menezes, e a rapper, historiadora, turbanista e escritora Preta Rara, que contarão como os desdobramentos do conceito de afrofuturismo servem para provocar conversas entre mulheres pretas brasileiras, de diferentes idades e trajetórias, diaspóricas e com identificações.

O projeto “Mulher com a Palavra” é realizado pela Maré Produções Culturais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Projeto “Mulher com a Palavra” – TVE ES e TVE Bahia
De agosto a novembro, sempre no primeiro domingo de cada mês, às 21 horas.

Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
Juliana Esteves/Sânnie Rocha