22/04/2025 15h54

'Uasi’, novo longa de Edson Ferreira, é selecionado para conferência de criatividade da América Latina

O longa-metragem “Uasi”, projeto em desenvolvimento do cineasta, ator e roteirista Edson Ferreira, está entre os seis selecionados para o Pitching Talent Ficção da Rio2C 2025, uma das mais relevantes plataformas do mercado audiovisual latino-americano, que será realizado entre maio e junho de 2025, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O projeto foi contemplado em 2023 pelo Edital de Desenvolvimento de Obra Audiovisual, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult). A produção executiva é de Guaracyama Schiavinoto.

Ambientado no Espírito Santo, “Uasi” acompanha a tentativa de reconciliação entre um pai e sua filha, em uma narrativa de ação marcada por elementos da ancestralidade africana, da capoeira à cultura popular brasileira, além de um especial enfoque à literatura. 

Em 2024, foi selecionado para os laboratórios PTC LAB (Primeiro Tratamento) e MAX LAB (Sebrae Minas). Em 2025, integrou o ProjetoLab, realizado pela Conexão Brasil CineMundi durante a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, figurando entre os oito projetos escolhidos entre 127 inscritos. Ainda em 2024, participou das rodadas de negócios do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre e do Festival de Cinema de Marília.

De acordo com o cineasta, a participação no Pitching Talent da Rio2C 2025, mostra como a produção audiovisual capixaba vem trilhando um sólido percurso de desenvolvimento em diversos eventos pelo Brasil. “A nossa participação reafirma o destaque de Uasi no cenário audiovisual contemporâneo, sobretudo no cinema negro, e projeta o filme após destacada trajetória em laboratórios e rodadas de negócios para conexões e coproduções em âmbito nacional e internacional”, destaca Edson Ferreira.

Uasi é o quarto longa de Edson Ferreira, que possui uma carreira de mais de duas décadas no audiovisual. Membro da Comissão do Oscar pela Academia Brasileira de Cinema, Ferreira é reconhecido como a primeira pessoa negra a dirigir um longa de ficção no Espírito Santo com “Entreturnos (2014). Sua filmografia também inclui os longas “Areia (2025), ainda inédito, e “A Serena Onda que o Mar me Trouxe” (2023), além de diversos curtas, séries e videoclipes.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com  / comunicacao@secult.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard