29/08/2010 12h14 - Atualizado em 22/01/2019 14h02

UFI encerra semana de comemoração ao Dia do Folclore nesta segunda (30)

As adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-educativo do Espírito Santo, encerram nesta segunda-feira (30) a semana de comemoração ao Dia do Folclore. O encerramento da semana comemorativa contará com uma grande gincana, onde haverá concurso de adivinhações, disputas de mímicas, brincadeiras típicas, cantigas de roda e uma mesa de comidas típicas.

As atividades comemorativas pelo Dia do Folclore foram desenvolvidas por duas semanas de forma integrada pelas disciplinas de escolarização. As adolescentes produziram um grande painel, que está afixado na entrada da Unidade, com temas sobre o folclore da Região Sudeste. Por meio de desenhos, elas destacaram personagens folclóricos como a Mula sem Cabeça, a Sereia, o Saci Pererê e o Menino dos Cabelos de Fogo.

A pedagoga da Unidade, Carla Mendes de Oliveira, destaca a importância do desenvolvimento de atividades temáticas e culturais com as adolescentes, de forma integrada entre os socioeducadores e professores.

“Essas atividades aguçam a criatividade, afloram a sensibilidade e o interesse pela descoberta do que é a nossa cultura, do que é nosso folclore. É muito importante esse tipo de programação, principalmente para mostrar o quanto é necessário fazer o resgate das antigas histórias, que eram contadas pelo povo”, disse Carla.

O Dia do Folclore foi comemorado no dia 22 de agosto. Na Unidade de Internação Provisória (Unip) e no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), também foram desenvolvidas atividades temáticas em comemoração a data.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol