Última palestra sobre as teorias e a vida de Einstein será realizada em outubro
A última palestra sobre a vida e as teorias de Albert Einstein, que faz parte da programação da Exposição Internacional Einstein, em cartaz no Palácio Anchieta, será realizada no dia 21 de outubro. Com o tema “Modelagem e Visualização Científica: Um Passeio Relativístico baseado nas Ideias de Einstein”, a palestra será realizada no Palácio Anchieta, às 16 horas.
Ao longo da exposição, foram ministradas quatro palestras abordando curiosidades e fatos sobre as teorias e a vida do cientista. Podem participar da palestra, educadores e o público em geral. São 60 vagas e as inscrições serão realizadas até que se complete turma. Para se inscrever, o interessado deve ligar para 0300-789-0002 ou enviar e-mail para einsten@einstenbrasil.com.br.
Até esta quarta-feira (29), a exposição recebeu um total de 67.187 visitantes, sendo 47.552 alunos.
A exposição, que terminaria neste domingo (03), foi prorrogada até o dia 07 de novembro devido à lista de espera de estudantes e a várias solicitações do público em geral, feitas ao Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu). Com a prorrogação, o Espírito Santo passa a ser o Estado em que a exposição ficou em cartaz o maior tempo, superando São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, mais 27 mil estudantes poderão ter acesso à vida e obra de Albert Einstein.
Outra novidade é que as segundas-feiras serão programadas para visitas de escolas da rede municipal, federal e particular. Mas o público geral também poderá conferir a exposição neste dia. Até então, as segundas-feiras eram reservadas para pequenas manutenções e, portanto, a mostra ficava fechada.
Albert Einstein
Albert Einstein foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. Cem físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos. Conhecido por desenvolver a Teoria da Relatividade, recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.
Devido à formulação da Teoria da Relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista. Einstein tornou-se um sinônimo de gênio. Foi, por exemplo, eleito pela revista Time como a “Pessoa do Século” e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo.
A expectativa da organização da exposição no Palácio Anchieta é receber, no Espírito Santo, um público de 90 mil pessoas. A Exposição Internacional Einstein já foi vista por mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo. A versão brasileira foi inaugurada em 2008 e já passou por São Paulo e Rio de Janeiro.
Outras informações sobre a exposição: www.einsteinbrasil.com.br
Serviço:
Exposição Internacional Einstein
Data: Até 07 de novembro
Local: Palácio Anchieta
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas / Sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas (segundas-feiras exclusivas para visitação
Visitas guiadas: 0300 789 0002
Entrada Gratuita
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ ltcardoso@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br
Texto: Lígia Tosta Cardoso, Karolina Gazoni e Elton Lyrio Morati