Último dia para aplicação da Avaliação da Fluência em Leitura
Termina, nesta sexta-feira (08), o prazo para as escolas aplicarem a Avaliação da Fluência em Leitura, ação que faz parte da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) 2021. Até o momento, cerca de 35 mil estudantes, de 1.572 escolas municipais e estaduais, foram avaliados.
O objetivo da avaliação é aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos.
Após a aplicação da avaliação e divulgação dos resultados, será possível identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra, de modo que sejam desenvolvidas ações que consolidem o processo de alfabetização.
Avaliação da Fluência em Leitura
A Avaliação da Fluência em Leitura é uma das ações previstas no Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) 2021, instituído no Espírito Santo a partir do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata