26/03/2019 15h44

Unidade de Saúde Mental do Himaba celebra um ano de funcionamento

O Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha celebrou, na manhã desta terça-feira (26), o primeiro ano de funcionamento da Unidade de Saúde Mental Pediátrica do Estado.  Colaboradores do hospital e autoridades participaram da comemoração.

Estiveram presentes no evento o subsecretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino; o superintendente do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), Paulo Bittencourt; e a diretora-geral do Himaba, Ana Kecia Xavier.

Desde que foi aberto, em 2018, o serviço recebeu 241 pessoas, que deram entrada pelo Pronto-Socorro do Himaba ou foram encaminhados por outros hospitais pela Central de Regulação de Internação, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para internação. O espaço conta com 10 leitos e uma estrutura apropriada para atendimentos psiquiátricos, garantindo a segurança do paciente.

Em sua fala, o subsecretário apontou várias referências que o hospital realiza diariamente voltados à pediatria. “O Himaba tem uma história muito bonita com o povo capixaba. Foi aqui que começaram a ser realizadas cirurgias cardíacas pediátricas, que não eram feitas no Estado. Também temos aqui o Banco de Leite Humano, que já foi premiado. Também foi aqui que começou a funcionar a primeira unidade de Saúde Mental Pediátrica da Rede Estadual. Hoje é dia de celebrar, pois o mais importante é que todos estes serviços são ofertados totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estão em pleno funcionamento”, afirmou Marino. 

Pai de uma paciente da unidade de saúde mental, Aparício Meireles, 46, deu o seu depoimento sobre o atendimento. “Eu fiz questão de estar aqui hoje para agradecer o tratamento que minha filha recebeu neste hospital. Agradeço desde a recepcionista aos médicos e enfermeiros. Todos que aqui trabalham têm um grande respeito pelo paciente. Vocês cuidaram de um tesouro na minha vida, e eu nunca imaginava receber o tratamento que tive aqui neste hospital. Muito obrigado”, disse emocionado.

Ao final do evento a diretora-geral do Himaba agradeceu o comprometimento de todos com a atenção à saúde mental. "Sabemos da importância para o Estado do funcionamento desta unidade de saúde dedicada ao trabalho psiquiátrico e pedagógico. Hoje estamos celebrando um ano, e quero pedir a vocês que se comprometam cada vez mais para que possamos entregar aos usuários do serviço e aos familiares o melhor tratamento dentro desta área que requer muita atenção”. 

 

Serviço

O Himaba oferece serviço 24 horas de pronto-socorro e internação na área psiquiátrica para adolescentes e jovens até 17 anos, 11 meses e 29 dias, com transtornos mentais que necessitam de atendimento psiquiátrico de urgência. Ao todo, sete enfermeiros, oito técnicos de enfermagem, um terapeuta ocupacional e um psicólogo, e três médicos psiquiatras compõem a equipe da Unidade de Saúde Mental.

O local também tem uma sala para atividades terapêuticas como pintura, leitura, musicoterapia, jogos e outras terapias que auxiliam no cuidado dos pacientes com transtornos mentais.

 

Política de Saúde Mental

A Política Nacional de Saúde Mental, amparada na Lei 10.216/2001, inverte o modelo de tratamento das pessoas com transtornos mentais. Antes, esses pacientes eram trancados em instituições localizadas longe dos centros urbanos e ficavam distantes das famílias e da comunidade, o que ocasionou muitas histórias de abandono e perda dos vínculos familiares.

A Unidade do Himaba trabalha dentro dos padrões da Política Nacional, que preconiza que os pacientes com transtornos mentais que precisam de internação sejam atendidos em leitos instalados dentro de hospitais gerais, ou seja, de hospitais em que esse seja mais um serviço, não o único.

Os leitos dessa área são usados para internação de curta permanência, enquanto durar o quadro de crise aguda, assim como acontece em qualquer outra situação de internação em razão de outros problemas de saúde.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br 
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)

E-mail: comunicacao.himaba@igh.org.br 

Tel: (27) 3636-3187

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard