10/09/2010 21h30 - Atualizado em 21/01/2019 16h54

Unidades integradas com polícias Civil e Militar intensificam ações na área de Segurança

O governador em exercício, desembargador Manoel Alves Rabelo, e o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia, assinaram, na tarde desta sexta-feira (10), o Decreto de Compatibilização de Áreas, mais uma ferramenta de gestão para a melhoria da atuação das polícias Civil e Militar  e Corpo de Bombeiros em todo o Espírito Santo.

Após a assinatura do decreto, os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari terão, em até três meses, unidades integradas contendo efetivo das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. Sob a orientação da Sesp, estes profissionais intensificarão o intercâmbio permanente de informações e dados estatísticos; o envolvimento direto nas operações; e o planejamento conjunto de ações policiais e de defesa civil, como já acontece com a implantação das rotinas integradas (reuniões semanais envolvendo a Sesp, a PM e a PC).

O governador em exercício, desembargador Manoel Alves Rabelo, afirmou que essa iniciativa tem grande importância na área de segurança. “Acreditamos que esse instrumento será eficaz não apenas para reprimir a criminalidade, mas também para termos diagnósticos concretos dos casos ocorridos em cada bairro, em cada cidade”, afirmou.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, a assinatura do decreto constitui a consolidação de um processo iniciado em longo prazo. Para ele, a compatibilização de áreas é uma ferramenta de gestão inovadora, construída a várias mãos e que permitirá ao Governo do Estado traçar indicadores de criminalidade mais confiáveis.

"Vamos dividir o Espírito Santo em áreas que serão comandadas por um representante de cada instituição (Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros). A co- responsabilidade territorial é uma das premissas da compatibilização. Inicialmente será uma integração operacional e, posteriormente, física também. Os primeiros locais contemplados serão Primeiro de Maio, em Vila Velha, e Santo Antônio, em Vitória. A expectativa é de que os trabalhos iniciem em três meses", afirmou o secretário.

Participaram da assinatura do decreto o procurador geral do Estado, Rodrigo Rabello Vieira; a subsecretária de Integração Institucional, Magda Lamborghini; o chefe da Polícia Civil, Julio Cesar Oliveira; o comandante da Polícia Militar, coronel Oberacy Emmerich Junior; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheira; e representantes de entidades da área de segurança pública.

Sala de Integração

Outra ação importante prevista no decreto é a instituição da Sala de Integração. A cada dois meses, a Secretaria de Segurança Pública será sede de uma reunião de avaliação dos resultados de contenção à criminalidade e análise dos pontos que deverão ser intensificados, por meio das ações nas áreas compatibilizadas.

Além dos representantes da Sesp, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, farão parte da Sala de Integração membros das secretarias de Estado de Governo; Planejamento; Educação; Saúde; Justiça; e Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social.

Assessoria de Comunicação Sesp
Gustavo Tenório/ Mirela Marcarini/ Kárita Iana