12/09/2024 17h08

Uso de inteligência artificial no Governo capixaba é apresentado em encontro da Abin em Minas Gerais

Durante o encontro do Sistema Brasileiro de Inteligência, da Agência Brasileira de Informação (Abin), realizado nesta quinta-feira (12), em Belo Horizonte (MG), o subsecretário de Estado de Transformação Digital do Governo do Estado do Espírito Santo, Victor Murad, falou sobre uso da Inteligência Artificial (IA) no Governo do Estado e dos benefícios gerados no atendimento à população.

“Nosso Governo é referência nacional no uso da inteligência artificial na administração pública”, disse Murad, que destacou, em sua palestra, ações realizadas pelo Governo capixaba, entre as quais o Cerco Integrado e Inteligente, que desde seu lançamento, em 2022, opera no monitoramento veicular.

A ferramenta tecnológica é utilizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), pelas secretarias da Segurança e Defesa Social (Sesp), da Fazenda (Sefaz), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Turismo (Setur), e pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), além de secretarias municipais, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A plataforma de monitoramento, o Cerco Integrado e Inteligente, dispõe de 290 pontos de coleta, com 1.160 câmeras e 90 balanças, distribuídos em todo o território capixaba. Os pontos estão instalados no entorno dos municípios, proporcionando “cercamento” das vias de entrada e saída das cidades. Nesta semana, o Governo do Espírito Santo deu início a um projeto-piloto da nova tecnologia de reconhecimento facial que foi instalada nas câmeras de videomonitoramento.

Os equipamentos, que já estão funcionando, serão testados com o objetivo de identificar, por meio de inteligência artificial que vai ler as faces das pessoas, a presença em vias públicas e ônibus do Sistema Transcol de criminosos, pessoas com mandado de prisão em aberto, além de foragidos e desaparecidos.

Outra ação que vem sendo preparada pelo Governo do Estado é a de implantação do Portal Único de Informação e Bases Integradas, projeto que integra o Programa Espírito Santo Mais Inteligente e que visa a garantir maior acessibilidade da população aos serviços públicos.

Gerido pela Secretaria do Governo (SEG), o projeto permite que apenas um endereço virtual venha a ser disponibilizado para que, com sua identidade digital, o cidadão possa ter acesso a todos os 580 serviços que o Governo colocará à disposição, sem precisar sair de casa. Usando os melhores recursos disponíveis em inteligência artificial, o portal vai concentrar os serviços digitais que o Governo já oferece ao cidadão, mas que estão espalhados pelos 58 sites do Governo.

O subsecretário Victor Murad destacou que projeto do Portal Único de Informação e Bases Integradas é alinhado com o Planejamento Estratégico de Governo 2023-2026 e que o Governo planeja implementar o acesso a todos os 580 serviços digitais, por meio do Portal Inteligente até o final de 2026.

Assessoria de Comunicação da SEG
Claudia Feliz