26/10/2010 18h38 - Atualizado em 21/01/2019 11h38

UTG Sul Capixaba viabilizará fornecimento de gás produzido no pré-sal para o mercado

A Unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba, empreendimento que viabiliza o fornecimento do gás produzido no Parque das Baleias para o mercado nacional, foi inaugurada nesta terça-feira (26), às 10 horas, no município de Anchieta. Durante a solenidade, o gerente geral de E&P no Espírito Santo, Luiz Robério, comemorou mais esta conquista para o Estado e para a empresa. “Estamos, pela primeira vez, disponibilizando moléculas de gás do pré-sal para o mercado e esta é uma grande vitória para nós”.

O gerente informou ainda que a P-57, que no dia 07 de outubro foi batizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em solenidade que contou com a presença do governador Paulo Hartung, em Angra dos Reis, deverá chegar nesta terça-feira (26) aos mares capixabas. A vinda da plataforma irá contribuir com um aumento em torno de 30% da produção de petróleo no Estado ao longo de 2011.

Participaram da solenidade de inauguração o governador Paulo Hartung, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o diretor da área de Exploração e Produção (E&P), Guilherme Estrella, a diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Foster, o gerente geral de E&P no Espírito Santo, Luiz Robério, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, e o prefeito de Anchieta, Edival Petri, entre outras autoridades.

O prefeito de Anchieta, Edival Petri, ressaltou que um empreendimento como este é importante não apenas para a região Sul ou para o Espírito Santo, mas para a economia do Brasil.

Já o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, confirmou que este projeto irá viabilizar o aumento da produção no Parque das Baleias. “Nossos parceiros conseguiram viabilizar conteúdo nacional e local. Este projeto integra vários estados e permite a entrega de gás em vários lugares do Brasil, o que é uma grande conquista”.

Na opinião do secretário Márcio Félix, este é um marco importante para o desenvolvimento do nosso Estado. “O Espírito Santo vem adquirindo maturidade em relação à infraestrutura gasífera e este é mais um importante empreendimento que consolida nosso Estado como um dos maiores polos de exploração, produção, processamento e transporte de gás para o país, uma vez que estamos em posição estratégica em relação ao Gasene e podemos distribuir gás para o Nordeste e os outros estados do Sudeste”.

O governador Paulo Hartung afirmou que era uma alegria participar da inauguração de mais uma unidade de tratamento de gás no Estado e ressaltou que a obra foi licenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), órgão responsável pelo licenciamento ambiental de empreendimentos que realizam atividades potencialmente poluidoras. Hartung frisou que o órgão estadual é altamente qualificado e que o Governo do Estado tem sido parceiro da Petrobras no Espírito Santo.

“A Petrobras conta com a parceria integral do Governo do Estado. Quero dizer com isso que, em nenhum momento, os capixabas criaram qualquer tipo de dificuldade para que a empresa pudesse avançar com suas atividades no Espírito Santo. A Petrobras é parte constitutiva da recente história de nosso Estado”, afirmou o governador.

Hartung enfatizou que os capixabas sentem-se honrados em fornecer petróleo e gás para o Brasil e para o mundo, mas que o Governo do Estado vem trabalhando para agregar valor à cadeia produtiva e inserir trabalhadores e empresas locais nas novas oportunidades proporcionadas pela indústria do petróleo.

“Trabalhamos ao longo dos últimos anos para agregar cada vez mais valor a essa importante cadeia produtiva. Estamos qualificando uma rede de fornecedores locais e formando mão-de-obra qualificada. A riqueza gerada a partir da exploração do petróleo e do gás é passageira e por isso temos de aproveitar essa oportunidade e agregar valor à matéria-prima e produzir tecnologia, para fazer com que essa riqueza possa se perpetuar por muitas gerações”, pontuou.

UTG Sul Capixaba

A UTG Sul Capixaba está localizada próximo à região de Ubu, a cerca de 100 quilômetros de Vitória. A unidade tem capacidade inicial para processar 2,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia, produzidos nos campos localizados no Parque das Baleias, na área marítima Sul do Espírito Santo. Esse novo projeto viabiliza o fornecimento do gás produzido na região para o mercado nacional.

A unidade integra o Plano Nacional de Antecipação da Produção de Gás (Plangás) e recebe, por enquanto, o gás produzido pelo navio-plataforma FPSO Capixaba, que produz óleo e gás associado do campo de Cachalote e do poço 6-BFR-1ESS, ligado ao reservatório do pré-sal do campo de Baleia Franca.O gás é comprimido na plataforma e enviado por um gasoduto submarino de 87 quilômetros até a nova unidade de tratamento. O gás desses dois campos, que era utilizado somente nos processos de produção do FPSO Capixaba, passa, agora, a ser disponibilizado para o mercado consumidor.

Até o final do ano, a unidade deverá processar, em média, 1,5 milhão de metros cúbicos de gás por dia. Ela atingirá sua capacidade nominal máxima quando as plataformas FPSO Capixaba e P-57 (ligada ao reservatório pós-sal do campo de Jubarte), atingirem o pico de produção.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes