02/08/2024 11h49

Vacina e Confia: sistema de informação auxilia na recuperação de cobertura vacinal de rotina em todo Estado

O Espírito Santo tem vivenciado a retomada da excelência na cobertura vacinal das doses de rotina de crianças menores de dois anos de idade. Em 2023, os imunizantes que têm meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) apresentaram aumento progressivo quando comparado aos anos anteriores e, para 2024, a tendência de crescimento já se confirma. No Estado, além da importância da participação familiar nesse processo, o sistema de informação Vacina e Confia tem tido papel fundamental.

“O Vacina e Confia como sistema de informação nos tem permitido dar um salto de qualidade na gestão dos dados de vacinação no Estado. Nos últimos três anos, as melhorias vêm proporcionando maior controle, transparência e segurança dos dados, tornando-se um modelo a ser seguido em todo o País”, pontuou o subsecretário de Estado da Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde (Sesa), Orlei Cardoso.

É por meio do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), que as atualizações do Vacina e Confia vêm acontecendo, com o apoio técnico do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Nesses últimos três anos, o sistema passou da gestão exclusiva da vacina da Covid-19 para integrar os registros das vacinas do calendário nacional e as de campanhas produzidas pelo Ministério da Saúde, que são aplicadas e registradas em todas as salas de vacinação do Estado, sendo elas públicas ou privadas. Essas atualizações têm permitido oportunizar o fluxo de informação das doses, reduzindo as perdas, e culminando numa maior fidedignidade em relação às coberturas vacinais.

“O registro nominal de doses aplicadas de vacinas é recente no País, iniciado em 2014. Depois de 2018, coexistiram dois sistemas de registros do Ministério da Saúde, o que não permitia com que os estados tivessem gestão própria dos dados, gerando dificuldades no monitoramento e impossibilitando implementações de ajustes, por exemplo. Hoje, temos uma autonomia maior nessa gestão de dados, criando e atualizando iniciativas, dentro do nosso sistema de informação, que nos auxilie constantemente em busca da excelência das coberturas vacinais”, explicou a coordenadora do PEI, Danielle Grillo.

Antes, com dois sistemas nacionais para o registro de doses, os municípios capixabas e os serviços de saúde passaram a contar com a entrada de dados de vacinação em um único sistema, o Vacina e Confia. Desta forma, os dados capixabas passam a gestão estadual e municipais, com acompanhamento diário de todas as doses aplicadas. Além disso, o sistema oferece aos serviços a criação e os ajustes de funcionalidades para melhorar o gerenciamento dos estoques dos imunobiológicos e, principalmente, a transparência das informações.

Danielle Grillo pondera, entretanto, que, mesmo com o aumento das coberturas vacinais, proveniente da qualificação dos processos de trabalho concomitante às implementações de novas tecnologias, a avaliação da situação vacinal deve ser uma rotina, uma vez que são necessários níveis elevados de coberturas para gerar impacto epidemiológico. É importante destacar ainda que, em 2023, o cenário foi de distribuição parcial dos imunobiológicos Tríplice viral e Varicela por parte do Ministério da Saúde ao longo do ano, o que impacta diretamente na cobertura vacinal, pois, ao longo dos meses, não foi possível atender às demandas previstas.

A coordenadora do PEI lembra: “O sistema de informação é uma importante ferramenta de gestão, registro de doses aplicadas e monitoramento da situação vacinal da população. Mas, o sistema sozinho não é suficiente para garantir o sucesso e o alcance das coberturas vacinais preconizadas. É fundamental também o envolvimento de todos, desde a participação efetiva de pais e responsáveis, assim como no desenvolvimento de ações para busca dos não vacinados, por exemplo”, complementou Danielle Grillo.

Fatores para o aumento das coberturas vacinais no Estado

De acordo com o Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, PEI, o aumento das coberturas vacinais dos imunizantes de rotina de crianças menores de dois anos de idade com meta preconizada vem do resultado de uma série de ações realizadas pela Secretaria da Saúde, junto aos municípios capixabas.

Além da melhoria nos registros de dados e relatórios no sistema Vacina e Confia, têm-se as contínuas capacitações de multiplicadores municipais; a compreensão das famílias sobre a importância das vacinas; e o retorno da confiança na vacina.

Dados de cobertura vacinal de rotina com meta preconizada

Com os dados de 2023, já consolidados das coberturas vacinais dos imunizantes de rotina de crianças menores de dois anos de idade que têm meta preconizada pelo Ministério da Saúde, o Espírito Santo apresenta o aumento em todas as dez vacinas quando comparadas a 2021.

Quando comparado ao ano de 2022, o aumento em 2023 ocorreu em oito, das dez vacinas de rotina com meta preconizada. O aumento não foi seguido em Tríplice viral e Varicela, uma vez que foram imunobiológicos atendidos parcialmente na distribuição do Ministério da Saúde ao longo do ano.

As metas de cobertura atendem aos imunizantes da BCG e Rotavírus, com 90%; e os imunizantes Pentavalente, Poliomielite, Pneumo 10, Rotavírus, Meningo C, Febre Amarela, Hepatite A Tríplice Viral e Varicela, todas essas com 95% de meta de cobertura.

Abaixo a tabela com a porcentagem de aumento de 2021 e 2023:

VACINA

+5,09

Varicela

+4,07

Abaixo a tabela com a porcentagem de aumento de 2022 e 2023:

VACINA

Varicela

-2,72

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br