13/02/2025 10h51

‘Vai, poema!’ é a nova atração da Espírito Santo 89.1

Foto: Larissa Javarini
Gabriel Bebici recebe no estúdio a poetisa Jamilly Preta, que gravou poesia

Pitadas de versos na correria do cotidiano, ou, evocando Waly Salomão, “poesia na bagunça do dia a dia”. Essa é a proposta da atração ‘Vai, poema!’, que estreia na Rádio Espírito Santo no dia 17 de fevereiro. A novidade vai intercalar a programação da rádio com poesias declamadas por seus autores, abrindo espaço para a produção poética capixaba.

A exibição do ‘Vai, poema!’ na Espírito Santo 89.1 será realizada por meio de uma parceria com Rádio MEC do Rio de Janeiro, onde o projeto é exibido desde 2020, quando foi idealizado pelos poetas Amora Pêra e Pedro Rocha. A Rádio MEC é integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

O gerente da Espírito Santo FM, Daniel Castanheira, explica que a intenção é estabelecer um intercâmbio radiofônico, levando produções poéticas capixabas para a rádio carioca e trazendo produções de lá para veiculação na 89.1 FM. “Nosso desejo é que isso sirva de modelo para a federalização do projeto, por meio da RNCP”, adianta.

O ‘Vai, poema!’ foi criado como interprograma (atração curta entre a programação) e propõe aos ouvintes uma pausa para percepção da dimensão poética da palavra. A iniciativa vai promover a produção de poetas de todas as idades, raças, gêneros e classes sociais, com ou sem livros publicados, reconhecidos ou não pelo circuito literário ou editorial. Com isso, vai fortalecer a cena poética local, por meio de gravações nos estúdios e da consequente formação de ouvintes.

CRJ

Nessa terça-feira (11), 12 jovens do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) da região da Grande São Pedro visitaram a Rádio Espírito Santo para gravar suas composições, que a partir da próxima segunda-feira (17), vão navegar nas ondas da 89.1 FM. Eles também visitaram o estúdio da TVE e participaram ao vivo do programa TVE Revista.

A visita foi realizada a partir de uma parceria entre a emissora e as secretarias da Cultura (Secult) e de Direitos Humanos (Sedh). Em março será a vez de participantes do CRJ de Itararé desembarcarem no estúdio para gravação de poesias.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a importância da iniciativa como reconhecimento da criação artística de jovens que frequentam os CRJs. “A participação das juventudes no projeto ‘Vai, poema!’ é um reconhecimento do trabalho desenvolvido em nossos Centros de Referência das Juventudes. Nesses espaços são inúmeros os talentos na poesia, no slam, na música, na dança e a participação dessas juventudes em projetos especiais como esse da Rádio ES nos enche de orgulho, pois promovem visibilidade e reconhecimento destes talentos”, recorda.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, também enfatiza a importância de se promover visibilidade aos jovens artistas. “A parceria da nova Rádio Espírito Santo, agora Espírito Santo FM, com a Secretaria da Cultura e a Secretaria de Direitos Humanos é fundamental para espalhar arte e apresentar artistas capixabas para todo Estado. Com objetivo de difundir as produções locais e promover o intercâmbio entre poetas de todo Brasil, o ‘Vai, poema!’ se torna mais um espaço de expressão e de oportunidade, onde o jovem vai poder apresentar seu trabalho e ter sua voz reconhecida”, comemora. 

Entre os poetas que gravaram suas criações na rádio nesta terça-feira estavam a poetisa e estudante de Letras Jamilly Preta, de 21 anos. Ela já ministrou oficinas de poesia no CRJ de São Pedro e é a organizadora do livro ‘Poesia de Favela’, lançado no ano passado reunindo poesias de 14 artistas da região.

“A poesia é particular, mas é também coletiva. A gente expressa o que sente e isso ajuda as pessoas. Por isso, ações como esta são importantes para que a gente possa expandir a poesia e as pessoas possam cada vez mais enxergar como essa arte é acolhedora”, comenta Jamilly, que escreve desde a adolescência.

Já o colega Tinelli, 19, estudante, ator e músico, conta que escreve desde criança. Ele gravou a poesia ‘Inabaláveis’, que fala de um garoto sonhador na periferia. “É uma oportunidade muito importante. Há muitos movimentos sobre poesia, mas ainda falta visibilidade”, lamenta.

Além dos jovens do CRJ de São Pedro, já gravaram participação os poetas Alvarito Mendes Filho, Fernanda Nali, Ingrid Carrafa, Raquel Falk, Thalia Peçanha e Elisa Quadros. 

 

Informações à Imprensa 

Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública

Maíra Piccin
 (27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@radioes89.1

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard