Vai viajar no Carnaval? Deixe a casa limpa e evite focos do Aedes Aegypti
O Carnaval está chegando e muita gente pretende aproveitar o feriadão para curtir os dias de folia longe de casa. Porém, quem vai viajar e deixar a casa fechada, não deve dar oportunidade para o Aedes Aegypti se reproduzir.
Algumas medidas simples podem ser adotadas para manter a residência protegida contra o mosquito, como tampar o vaso sanitário ou colocar cloro na água, vedar ralos, substituir a água dos pratinhos de plantas por areia.
Também é importante tampar bem a caixa d’água, cobrir grandes reservatórios de água como piscinas, e manter o quintal sem objetos que possam acumular água em caso de chuva como garrafas pet, latas, pneus, tampinhas, entre outros. Fazer a manutenção das calhas também é uma ação bem vida para manter um bom escoamento da água.
O calor e as chuvas previstas para todo Espírito Santo durante os dias de folia são combinações propícias para o aumento no número de criadouros das larvas dos mosquitos.
Acesse aqui o 8º Boletim da Dengue.
Acesse aqui o 8º Boletim da Zika.
Acesse aqui o 8º Boletim da Chikungunya.
Já aqueles que irão curtir a folia no interior ou em outro estado e vão alugar alguma residência para passar esses dias, todos os cuidados também são essenciais quando chegar na casa, durante o período de permanência nela e na hora de ir embora.
Lembre-se, a dica é: Nunca deixe água acumulada. A dengue é uma doença grave, e que pode levar à morte, no caso da dengue hemorrágica. Fazendo sua parte podemos acabar com o mosquito.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643