Varal disponibiliza informações aos agricultores de São José do Calçado
Com uma corda, grampos de roupa e muita criatividade, extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) disponibilizam informações sobre temas variados aos agricultores de São José do Calçado.
A ideia surgiu durante uma reunião de equipe do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Caparaó. “Durante a reunião, o coordenador do CRDR Caparaó relatou uma experiência bem sucedida realizada por uma professora que criou um varal em frente à escola para que os alunos pudessem buscar materiais sobre os conteúdos tratados nas aulas”, disse a extensionista do Incaper no município, Patrícia Campbell.
Diante da necessidade de dar continuidade aos trabalhos de assistência técnica e extensão rural (ater) seguindo as diretrizes de prevenção e combate ao novo Coronavírus, a equipe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de São José do Calçado prontamente colocou a ideia em prática. Semanalmente, um servidor do Incaper troca os envelopes do varal atualizando as informações. Além de Patrícia Campbell, os extensionistas Abner Castelão e Jean Moraes também são responsáveis pela renovação dos envelopes.
“Toda semana há atualização dos envelopes por um dos extensionistas. Nós imprimimos matérias, capítulos de livros, adicionamos folders, enfim o que de melhor encontramos sobre o tema, em linguagem acessível e que leve boas informações para agregar conhecimento aos produtores. Aqueles que se interessam pelo tema semanal, retiram o envelope do varal e levam para casa”, explicou Patrícia Campbell.
Os primeiros envelopes foram sobre o tema “colheita e pós-colheita do café”. Segundo a extensionista do Incaper, na segunda semana “cheia” do varal o tema foi comercialização do café. A próxima atualização provavelmente vai conter temas relacionados à bovinocultura.
O varal foi instalado em um ponto estratégico do ELDR, de maneira a facilitar o acesso dos produtores rurais aos conteúdos pendurados na corda. “O varal foi instalado no corredor do escritório do Incaper, local onde também se localizam o Idaf e o Sindicato dos Produtores Rurais. O lugar foi escolhido de modo a atingir o máximo de produtores possível, visto que nesse mês de maio há campanha de vacinação contra febre aftosa, o que aumenta o fluxo de pessoas”, afirmou a extensionista do Incaper.
O coordenador do CRDR Caparaó, ao qual o ELDR de São José do Calçado está vinculado, Ricardo Eugênio Pinheiro, aprovou a iniciativa. “Esta é uma ação bastante interessante: fazer assistência técnica com metodologia remota neste momento de pandemia”, comentou.
Texto: Juliana Esteves
Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es