21/10/2010 14h28 - Atualizado em 21/01/2019 11h50

Viaduto no cruzamento da Rodovia Darly Santos: trânsito é desviado para concretagem no vão central

O trânsito de veículos na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, foi modificado para que o Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) possa realizar as atividades de concretagem no vão central do viaduto que está sendo construído no cruzamento com a Rodovia Darly Santos.

Essas atividades deverão se estender por um prazo de 45 a 50 dias, período em que o trânsito passará pelas pistas provisórias construídas paralelamente à Avenida Carlos Lindenberg.

Por se tratar de trecho em obras, o Departamento faz um apelo aos motoristas para que trafeguem com velocidade reduzida e atenção redobrada.

Pistas provisórias

Para a realização das atividades de concretagem no viaduto, o DER-ES construiu pistas provisórias paralelas às pistas da Avenida Carlos Lindenberg, no ponto do cruzamento com a Rodovia Darly Santos. As novas vias têm duas pistas de rolamento e vão funcionar por um intervalo de aproximadamente 50 dias, que é o tempo estimado para a realização das obras no vão central.

Enquanto o viaduto sobre a Avenida Carlos Lindenberg estiver em construção, é importante que não haja veículos trafegando sob a nova estrutura. Dessa forma, a área fica livre para a realização dos trabalhos necessários à instalação das vigas metálicas, a soldagem da estrutura e a realização da concretagem sobre a estrutura metálica.

Do total das obras de construção do viaduto – no cruzamento da Rodovia Darly Santos com a Avenida Carlos Lindenberg – 80% já foram concluídas.

Concluída a construção do viaduto e do sistema viário para acesso e retorno, será realizado um trabalho paisagístico no local. O projeto de paisagismo e de iluminação está sendo discutido pelo DER-ES, com o objetivo de integrar a obra de arte ao ambiente, humanizando não somente o trânsito, mas também todo o entorno. 

A obra

As obras no cruzamento da Rodovia Darly Santos com a Avenida Carlos Lindenberg se constituem em uma interseção completa, abrangendo a construção de um viaduto sobre a avenida, com 486 metros de extensão e 5,5 metros de altura; além de duas pistas de rolamento em cada sentido, com 17,20 metros de largura na parte que passará sobre a Avenida Carlos Lindenberg.

As demais pistas, das alças de descida e subida, terão 8,20 metros de largura. A parte central terá 106 metros de extensão e quatro alças de retorno. A interseção completa totalizará 3.585 metros de sistema viário, contando com todas as pistas e contornos, e terá um vão central livre de 40 metros.
 
O projeto, que tem concepção moderna, vai permitir o cruzamento em dois níveis, extinguindo assim os semáforos hoje existentes e garantindo mais segurança e conforto a todos os que fazem uso do trecho.




Informações à Imprensa:
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Valéria Morgado
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