18/08/2010 21h10 - Atualizado em 22/01/2019 14h33

Viaduto sobre a Av. Carioca: alterações no trânsito a partir de terça-feira (24)

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) vai fechar o acesso de veículos e pedestres na Rua Telmo Torres, em Vila Velha, entre os números 616 e 800, a partir da próxima terça-feira (24). A medida tem o objetivo de possibilitar a realização de corte da rocha localizada neste ponto da rua, permitindo assim a construção da via de acesso ao viaduto sobre a Avenida Carioca.

Com isso, os pedestres e ciclistas que hoje passam pela Rua Telmo Torres para acessar a Avenida Carioca e vice-versa, deverão utilizar pela Rua Sergipe e, depois, a Rua Ignácio Higino até a Avenida Carioca.

“Esta é uma medida que vai se estender por todo o prazo de realização das obras para que possamos implantar a nova via”, explica o engenheiro que fiscaliza as obras, Carlos Roberto de Paula Ribeiro.

O viaduto começará na descida da Terceira Ponte – sentido Vila Velha – onde será criada uma pista que sairá próximo à Rua Ignácio Higino. 

Aproveitando a topografia do terreno, a nova via passará pelo morro do Marista, no antigo Sítio Batalha, e fará a transposição sobre a Avenida Carioca e sobre o Canal da Costa, por meio de um viaduto com 190m de extensão, 12,3m de largura, 42m de vão livre e 5,5m de altura.

Estrutura

O Viaduto da Terceira Ponte terá 800 metros de extensão em estrutura mista (concreto e aço) e duas faixas de tráfego, com uma passarela que funcionará como passeio e ciclovia. Desse total, 190m serão em forma de viaduto sobre a Avenida Carioca.

A partir deste ponto, uma alça seguirá paralela à Rua Mário Almeida, adjacente ao valão, e que futuramente será denominada de Perimetral, de onde seguirá até a Rua Bahia, no bairro Itapoã.

O viaduto constitui-se em estrutura metálica que será montada no canteiro de obras e será deslocada para seu ponto definitivo – de maneira semelhante ao método utilizado nas obras de construção da nova Ponte da Passagem – com a premissa de, durante a fase de execução, minimizar transtorno aos usuários.

Benefícios

Após a conclusão das obras, estima-se que 600 veículos/hora/pico deixarão de trafegar na Avenida Carioca e também nas Avenidas Champagnat e Hugo Musso, humanizando o trânsito.

Outro benefício será a possibilidade de os motoristas que trafegarem pela Avenida Champagnat, em direção às praias da Costa e de Itapoã, poderem acessar a Rua Telmo Torres, próxima ao antigo Shopping de Vila Velha, e seguir pela alça, sem precisar passar pela Avenida Hugo Musso.

O projeto contempla a construção de passarela e calçada para ciclistas e pedestres e rampas de acesso para portadores de necessidades especiais.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES
Valéria Morgado
Tel: 27 36364404 / 9941 5759
E-mail: valmorgado@gmail.com / comunicacao@der.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard