20/07/2010 23h30 - Atualizado em 24/01/2019 12h45

Viana recebe máquina para conservação de estradas rurais

Em uma extensa agenda na tarde desta terça-feira (20), o governador Paulo Hartung foi ao município de Viana para três atividades. Na primeira, entregou à Prefeitura uma pá carregadeira no valor de R$ 267 mil.  Na segunda, fez uma visita técnica às obras da estrada rural que liga a BR 262, em Formate, às comunidades de Piapitangui e Bairro Universal, em Viana. Essa obra faz parte do programa Caminhos do Campo, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag). Por fim, ele visitou o Centro de Educação Municipal de Ensino Infantil (CMEI) no Bairro Industrial, cujas obras tiveram apoio do Governo o Pronto Atendimento em Vila Betânia.

A pá carregadeira será utilizada para melhorar a trafegabilidade dos agroprodutores varejistas e atacadistas de Viana, criando melhores condições para o escoamento de mercadorias e incentivando o agronegócio. O secretário de Agricultura, Enio Bergoli, destacou os investimentos que estão sendo feitos para melhorar as condições de vida nas comunidades rurais do Estado. "A partir da entrega deste equipamento estamos fazendo algo mais que adequar as estradas, estamos buscando realizar esta adequação de forma ambientalmente correta, com a parceria da Prefeitura. Viana é a porta de entrada para as nossas montanhas, é um município estratégico para a agricultura, que congrega mais de mil propriedades rurais, sendo que mais da metade é de base familiar. Por isso nos preocupamos em dar maior conforto às famílias rurais e promover o agroturismo nesse município, que dá exemplo para o Brasil e o mundo com mais de mil propriedades agrícolas e crédito de carbono", disse.

Fotos Romero Mendonça/Secom

A prefeita Ângela Seas afirmou que o momento é especial para o município. Ela lembrou que a parceria com o Estado foi fundamental para o crescimento do agronegócio em Viana. “Graças à parceria com o Governo recebemos esse equipamento, via Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Capixaba). O Estado, aliás, é o único do Brasil cujo Pronaf funciona com recursos próprios, e esse também é um exemplo para o Brasil e o mundo”. Ela também ressaltou a agenda do governador no município. “Sairemos daqui para visitar as obras da estrada rural que liga a BR 262 a Piapitangui e Bairro Universal, e depois iremos ao Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Isabel Mergi, em Bairro Industrial, e ao Pronto Atendimento do bairro Arlindo Vilaschi”.

Romero Mendonça/Secom

Waldson Menezes

A solenidade aconteceu no Teatro Municipal de Viana e o governador Paulo Hartung disse que “a entrega desse equipamento e a visita que faremos à nova estrada fazem parte da política que traçamos desde 2003, ao assumir o Governo do Estado, com relação a equipamentos para a abertura e conservação de estradas rurais”. Nessa nova política, o Estado compra os equipamentos e os cede em concessão para uso dos municípios. “Antigamente os equipamentos ficavam com o Estado e os municípios tinham que solicitá-los. Havia também o aluguel de equipamentos. Nossa política desburocratizou esse processo e atualmente só alugamos equipamentos em último caso, quando há uma calamidade pública”.

Fotos Romero Mendonça/Secom

O governador afirmou que há uma diferença conceitual nessa prática. “Esses equipamentos são comprados com dinheiro do povo do Espírito Santo, logo, nada mais justo que fiquem nos municípios para beneficiar a população”.

Ele lembrou que o Governo está atendendo simultaneamente os 70 municípios produtores agrícolas e que no Espírito Santo, agronegócio e meio ambiente estão caminhando juntos. “Todos estamos acompanhando a discussão do Código Florestal. Essa é outra atuação de vanguarda no Espírito Santo, porque aqui os produtores agrícolas e os ambientalistas estão trabalhando em conjunto. Estamos construindo e conservando estradas rurais com equilíbrio ambiental, cedendo as máquinas e oferecendo cursos gratuitos para os operadores das prefeituras, que passam a fazer as caixas secas, evitando que resíduos caiam em leitos d’água, e armazenando essa mesma água para o bem estar de todos”, completou.

Assessoria da Secretaria de Governo
Caê Guimarães