12/06/2017 16h24 - Atualizado em 12/06/2017 16h25

Vice-governador participa de festividades em Domingos Martins

Na manhã desta segunda-feira (12) moradores lotaram as ruas de Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo, para acompanhar a celebração do Dia do Município. Durante a festividade, a cidade foi transformada simbolicamente na Capital do Estado, por meio de um decreto assinado pelo vice-governador César Colnago.

O aniversário do município é comemorado no dia 20 de outubro, data da emancipação política. O dia 12 de junho foi instituído como “Dia do Município”, onde são prestadas homenagens ao Herói Capixaba Domingos José Martins que dá nome à cidade.

A solenidade teve início com a homenagem póstuma ao herói, na Praça Domingos José Martins, também conhecida como Praça da Biquinha, seguida pela cerimônia de transferência da capital. Os alunos das escolas públicas entoaram o Hino do Município, acompanhados da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo.

Também esteve presente o prefeito municipal, Wanzete Krüger; o vice-prefeito Romeu Stein; o secretário de estado de Esportes e Lazer, Max da Mata; o deputado estadual Marcos Mansur, além de autoridades locais.

O vice-governador falou da importância do município e da preservação das tradições entre os moradores. “Domingos Martins nos inspira a buscar a liberdade e a valorizar nossa terra. Fico feliz em poder compartilhar de mais um ano de celebração do município e ver a união de todos em torno de manter os ideais deste grande herói capixaba”.

Após o momento solene, alunos das escolas municipais do projeto “criança Cidadã nas Artes e nos Esportes” fizeram diversas apresentações musicais e esportivas. Também houve entrega de uniformes do projeto “Campeões de Futuro”, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer.

DOMINGOS MARTINS

Domingos José Martins, nascido no sítio Caxangá, nas proximidades de Itapemirim, hoje pertencente ao município de Marataízes, foi um dos líderes da Revolução Pernambucana, derrotado, foi preso e enviado à Bahia, onde acabou fuzilado em 12 de junho de 1817, no Campo da Pólvora, hoje conhecido como Campo dos Mártires. Em 20 de dezembro de 1921 o nome do município, até então Santa Isabel, foi mudado para Domingos Martins.

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria

Karyna Amorim