09/03/2022 16h39

Vice-governadora discute parcerias com pesquisador da Universidade de Turim

Foto: Thiago Coutinho/Sedu

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, recebeu a visita do pesquisador em Psicologia do Desenvolvimento e Educação, da Universidade de Turim (Itália), Cláudio Longobardi, que veio ao Estado para conhecer as políticas públicas nas áreas de empreendedorismo e educação. O encontro foi realizado nessa terça-feira (08) no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

A visita teve como principal objetivo promover uma maior interação entre o setor de educação do Governo do Espírito Santo e a Universidade de Turim, sediada no norte da Itália. No encontro, foi estabelecida a troca de experiência entre os técnicos para a formulação de um projeto que visa a promover o conhecimento dos processos de ensino e intercâmbios internacionais, por parte dos estudantes de diversas áreas educacionais com o mundo do trabalho e a sociedade, entre os dois países.

O professor Cláudio Longobardi já tem vivências no Espírito Santo, ao participar do processo de criação da Faculdade Europeia de Vitória, que, conforme destacou a diretora Edna Mendes Tavares, nasceu a partir do projeto de instalação em Itacibá, Cariacica, um local que, segundo ela, é ideal para a instalação de uma faculdade no modelo europeu, focando na qualidade.

A vice-governadora Jacqueline Moraes apresentou o Espírito Santo como um Estado competitivo e com um Governo capaz de investimentos recordes, com Nota A do Tesouro Nacional, além de ser também o único estado brasileiro que reserva parte dos recursos do petróleo para o futuro, com o Fundo Soberano. “Tudo isso, aliado a um bom ambiente institucional. Lembrando também que essa possível parceria pode promover a língua e a cultura da Itália, visto que o Estado tem em sua composição um enorme contingente de descendentes italianos, sendo uma das maiores colônias italianas da América Latina”, frisou.

Estiveram presentes também o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo; a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel; o diretor-técnico da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes), Hugo Tofoli; a diretora da Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Adriana Piionttkovsky; a gerente de projetos do Agenda Mulher, Maraney Lopes, e a diretora da Faculdade Europeia de Vitória (FAEV), Edna Mendes Tavares.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
(27) 99971-2819

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard