20/03/2019 10h54 - Atualizado em 20/03/2019 11h18

Vice-governadora ministra palestra sobre “Os desafios da mulher do século XXI”

A vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, ministrou a palestra “Os desafios da mulher do século XXI” para alunos da Faculdade Multivix, em Vitória. O evento aconteceu na noite desta terça-feira (19), no auditório da instituição, e fez parte das comemorações do mês da mulher.

O evento contou com a participação de alunos do curso de psicologia e direito, e dentro do tema Desafios da Mulher no Século XXI, questões como a participação da mulher na política e o espaço do homem nas relações familiares foram abordadas com mais ênfase. Os profissionais e estudantes que prestigiaram o evento formaram uma plateia participante e interativa, levando suas dúvidas e sugestões aos debatedores.

Citando a jornalista capixaba Ana Laura Nahas, a vice-governadora se ateve ao conceito de sororidade, assinalando que “o tema é obrigatório a todos os governos, sistemas de Justiça e instituições que estejam pautados por uma sociedade mais justa, democrática e igualitária”.

“A palavra sororidade ainda não faz parte da maioria dos dicionários da língua portuguesa. Mas sororidade significa a união entre mulheres, calcada na empatia, na defesa e no companheirismo de quem enfrenta problemas comuns e busca objetivos parecidos. É a aliança de iguais com diferentes, de quem conhece as dificuldades impostas quase sempre pelo mundo dos homens. Então, praticar a sororidade exige que nos coloquemos umas no lugar das outras”, disse.

Jaqueline Moraes também falou sobre a “Agenda Mulher”, um projeto de políticas públicas compartilhado com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e transversalizado com outros órgãos do Governo do Estado.

O projeto está em planejamento e, segundo Jaqueline Moraes, “a ideia é provocar intenso debate, com as organizações sociais e de interesse, sobre o empoderamento da mulher, desde sua relação familiar, profissional, religiosa e em toda atividade a que pertença ou participe. Mas especialmente despertar nelas a vocação para a política, que as leve para o engajamento nos movimentos sociais, políticos, partidários e eleitorais. Tanto votando como se alistando e se colocando para serem votadas. Podemos avançar muito nessa matéria”, declarou.

As palestras

O evento também teve como palestrantes a coordenadora do EAD do curso de Filosofia da Ufes, Cláudia Murta, e da Delegada de Polícia Civil do ES, Andreia Magalhaes, ambas preocupadas em formar uma rede de proteção à mulher integrada por diversas instituições do Estado.
A professora e pós- doutora em Filosofia Claudia Murta foi quem idealizou a atividade com a presença da vice-chefe do Poder Executivo Estadual por entender seu papel em defesa das políticas públicas voltadas para as mulheres no Espírito Santo. Claudia Murta deu as boas-vindas e destacou a relevância do trabalho voltado à defesa da mulher, à ampliação do acesso aos direitos fundamentais, à igualdade social e de oportunidades de ascensão profissional.

A Delegada Andreia Magalhaes abordou o tema do enfrentamento da violência contra a mulher, os serviços disponíveis na esfera da Polícia Civil, destacou o trabalho integrado com a Policia Militar e o quanto é importante informar as mulheres sobre os canais de denúncia, para que as vítimas de violência denunciem as agressões sofridas.

Agenda Mulher

Para encerramento das atividades do mês da Agenda Mulher, Jaqueline Moraes anunciou que no dia 29 haverá uma reunião com as mulheres detentoras de mandatos: as vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas, deputadas estaduais e federais, a senadora da república, e também secretárias de Estado do Governo. “Juntas, pactuaremos as diretrizes no âmbito institucional, social e político desta agenda, e suas propostas e ações” explicou.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
(27) 3636-1432/(27) 99971-2819
iris.carolina@vice.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard