Vice-governadora participa debate sobre representatividade das mulheres na política
A luta pelo direito das mulheres em participar, discutir e contribuir com a política foi o tema do debate “Mulheres Capixaba na Política”. O evento foi realizado pelo Movimento de Mulheres Bertha Lutz, aconteceu nesta sexta-feira (25), no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória e contou com a participação da vice-governadora, Jaqueline Moraes, como convidada para a palestra de abertura.
Ao analisar o tema em debate, a vice-governadora destacou “a alegria de ver o Movimento Bertha Lutz tratar da questão das Mulheres Capixabas na Politica mesmo quando já se passou o período eleitoral e o tema, normalmente, cai em esquecimento”.
Já na abertura, Jaqueline Moraes lembrou sua atuação na campanha #Nãosejalaranja, quando estava à frente da Secretaria de Mulheres do PSB, com o objetivo de incentivar à paridade de gênero nos espaços de poder, e também que mais mulheres estejam envolvidas e com visibilidade na política.
“Quando a mulher se propõe a só colocar o nome na chapa, por causa de qualquer interesse que não seja o público e o político, é interesse que não condiz com a luta feminina. Hoje o Brasil é um país com a menor representatividade feminina na política. As mulheres não deveriam estar na política apenas para atingir cotas, mas sim para transformar”, afirmou.
A apresentação do Movimento Bertha Lutz foi realizada pela coordenadora, Vânia Venâncio, destacando que “as mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina no governo”.
A coordenadora do movimento destacou que o cenário, embora esteja mudando, ainda há muito o que fazer. “O quadro está progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Mas, no que diz respeito à representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado”, disse.
A atividade foi a primeira de uma série e reuniu mais de cem mulheres que debateram temas, como: apresentação do Movimento “Elas Apoiam Elas” e a importância do planejamento político para fortalecimento da presença feminina na política. Também foi apresentado um estudo e levantamento de sugestões para a realização de um Plano de Ação 2019 – 2020.
Na oportunidade, a subsecretária de Estado de Cidadania e Inclusão Social, Raiana Ribeiro Rangel, representando a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), destacou a importância desses debates para incentivar e apoiar a presença das mulheres na política. “É um importante momento de formação e reflexão na construção de um plano de ação de fortalecimento de mulheres no setor. Para mim, é uma alegria fazer parte de uma Secretaria que tem o comando de uma mulher, a secretária Nara Borgo, com maioria de mulheres. Estamos à disposição para colaborar na implementação de políticas públicas para mulheres e todas as pautas de direitos humanos”, ressaltou.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
iris.carolina@vice.es.gov.br
(27) 99971-2819/ 3636 -1432