26/11/2010 00h15 - Atualizado em 16/01/2019 12h50

Vila Pavão recebe Dia de Campo sobre pecuária leiteira

Com o intuito de fortalecer a produção de leite em Vila Pavão, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Pesca (Seag), realiza nesta sexta-feira (26), a partir das 8h30, na unidade de treinamento do Pronaf, em Vila Pavão, um Dia de Campo sobre a pecuária leiteira, visando a disseminar as novas tecnologias do setor.

O evento, que é realizado em parceria com a Prefeitura de Vila Pavão e o Ministério Desenvolvimento Agrário (MDA), pretende incentivar o melhoramento genético e o aumento da produtividade leiteira, onde a média por vaca é de 4 litros por dia no município.

“Através da utilização do pastejo rotacionado e do melhoramento genético nas propriedades de Vila Pavão, o Incaper pretende elevar a média do município para mais de 11 litros de leite por dia nos próximos anos. Para isso, está sendo realizada uma série de capacitações na região”, afirma o extensionista do Incaper, Wantuil Luiz Cordeiro.

Durante o Dia de Campo acontecem três palestras. A primeira será ministrada pelo engenheiro agrônomo do Incaper, José Gilberto Vial, sobre Formação e Manejo de Pastagens. A segunda palestra será realizada pelo zootecnista, Bevaldo Martins Pacheco sobre Alimentação de Bovinos De Leite. E a terceira será feita pela médica veterinária Viviane Starling Schwans, sobre Manejo  Reprodutivo de Bovinos de Leite.

Posteriormente, será realizada uma visita na propriedade do Sr. Armindo Bening, em Córrego Grande, no município de Vila Pavão. Durante a visita serão abordados assuntos como a utilização de cana-de-açúcar com uréia para complementação da alimentação dos bovinos.

Vila Pavão possui um rebanho de 14.000 cabeças de gado com uma área de pastagem de 15.000 hectares, sendo 11.000 para leite e 4.000 hectares para corte. Atualmente a pecuária é a segunda atividade mais importante do município, atrás apenas do café.

Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão