02/07/2024 21h10

Vila Velha recebe novos investimentos de infraestrutura urbana do Governo do Estado

Foto: Hélio Filho/Secom

A população de Vila Velha vai ser beneficiada com novos investimentos do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal. Nesta terça-feira (02), o governador Renato Casagrande anunciou a construção de uma galeria dupla e de um parque linear no Canal da Costa, na Praia da Costa, e a requalificação urbana da orla, contemplando os bairros Nova Ponta da Fruta, Ponta da Fruta e Interlagos.

“É muito bom ver o tanto de investimentos que estamos fazendo em Vila Velha.Na primeira vez que governei, fiz inúmeros investimentos na cidade e não pude continuar no mandato seguinte. Agora tenha a oportunidade de dar sequência e o Estado é o que mais investe no País em relação às receitas. Nós conectamos Vila Velha a Vitória de forma especial com a Ciclovia da Vida. Essa obra do Parque Linear do Canal da Costa ficará linda. - exemplo do que fizemos em Cobilândia”, afirmou Casagrande.

Com recursos do Fundo Cidades - Adaptação às Mudanças Climáticas, o Governo do Estado vai repassar R$ 29,39 milhões ao Município para a execução das obras da galeria e do parque linear do Canal da Costa. A galeria será composta por duas células, cada uma medindo 4,10 metros de comprimento por 3,00 metros de largura, com uma extensão de 2,15 quilômetros, e vai proporcionar melhoria no escoamento das águas pluviais até a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Foz da Costa, contribuindo para a diminuição dos alagamentos na cidade.

A obra será realizada pela gestão municipal, beneficiando 140 mil pessoas de forma direta e indireta. O fechamento do Canal da Costa, por sua vez, também auxiliará na conservação do corpo d'água, evitando que a população descarte lixo, móveis, sofás e outros resíduos no canal. Isso resultará em uma melhoria significativa na gestão dos recursos hídricos e na qualidade de vida da população local.

Sobre a galeria será construído um parque linear com a mesma extensão. O parque será dotado de pista de skate, quadra poliesportiva, campo de futebol society, quadra de tênis, parquinho infantil, pracão (área para cães). O espaço terá ainda estacionamento com vagas para 32 carros, 23 motos e bicicletas, além de espaço para motorhomes, academia ao ar livre e demais mobiliários urbanos.

“O investimento vai transformar uma área hoje subutilizada, sob a Terceira Ponte, em um espaço público multifuncional, que dará um visual novo à região, sendo mais uma opção de lazer e de atividades esportivas para moradores e visitantes, além de favorecer o escoamento de águas pluviais, evitando transbordamentos e alagamentos”, comentou a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, gestora do Fundo.

Requalificação urbana da orla

Na outra agenda do dia, o governador Renato Casagrande e o prefeito Arnaldinho Borgo assinaram o convênio para requalificação urbana do trecho de 6,5 quilômetros da orla de Vila Velha, entre os bairros Interlagos e Ponta da Fruta. Os serviços incluem obras de drenagem e pavimentação de ruas e avenidas do entorno, além da implantação de ciclovia. O investimento estadual é de R$ 30 milhões, além de recursos do próprio Município.

“Tenho certeza que esse investimento vai potencializar o turismo na Ponta da Fruta. É até difícil escolher qual parte da orla de Vila Velha é a mais bonita. Vila Velha nunca teve tanto investimento do Governo do Estado como neste momento. São diversos investimentos em parceria com a Prefeitura. Isso é fruto de um estado organizado e do diálogo com todos os segmentos da sociedade”, destacou o governador.

De acordo com a Prefeitura, a requalificação de todos os 32 quilômetros da orla da cidade ainda terá obras em outros dois trechos que serão anunciados em breve. O Trecho 2, os bairros Interlagos, São Conrado, Barra do Jucu e Jockey de Itaparica; e o Trecho 3, os bairros Praia de Itaparica, Praia de Itapuã e Praia da Costa, único que já tem a orla urbanizada.

“Mais um investimento do Governo do Estado para melhoria da mobilidade urbana. Levar o desenvolvimento de forma ordenada e proporcionar mais qualidade de vida a todos os municípios do Espírito Santo é um dos grandes compromissos deste governo”, frisou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto