02/12/2010 22h55 - Atualizado em 15/01/2019 15h39

Vila Velha terá Centro de Tratamento ao Toxicômano

Nesta quinta-feira (02), o secretário da Saúde, Anselmo Tozi, assinou ordem de serviço para a construção do Centro de Tratamento ao Toxicômano (CTT) do bairro Jabaeté, em Vila Velha. A unidade terá capacidade para atender a 190 usuários por mês, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças. O investimento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), incluindo obras e equipamentos, é de R$ 1,2 milhão.

O secretário destacou que a construção do CTT faz parte dos investimentos do Governo do Estado na atenção primária, um dos eixos prioritários da Sesa. “Nós temos observado, não há sistema de saúde que funcione devidamente sem investimentos pesados na Saúde municipal. Isso é justamente o que estamos fazendo, seja com a construção de Unidades Saúde da Família, ou por meio da construção de Caps e CTTs”.

Tozi explicou ainda qual o papel dos Centros de Tratamento ao Toxicômano na recuperação dos usuários. “Devemos lembrar que a internação é apenas um estágio para o tratamento, principalmente em relação aos dependentes químicos, que representam uma nova e grande demanda para a saúde pública. Nos CTTs os usuários recebem atenção diariamente com a participação dos familiares. Isso significa uma lógica de terapia alternativa às internações.

O espaço físico da unidade terá 603 metros quadrados de área construída – em um terreno de aproximadamente dois mil metros quadrados -, que abrigará quatro consultórios, dois leitos para desintoxicação, auditório para 50 lugares, posto de enfermagem, recepção, acolhimento, área administrativa, farmácia, refeitório, salas para oficina e atendimento em grupo e quadra de esportes.

Os CTTs representam uma alternativa às internações hospitalares no acolhimento de pacientes com problemas mentais e dependentes químicos, proporcionando uma atenção intensiva diária que envolve também a participação de familiares. Possui espaço para atividades terapêuticas, lúdicas e de geração de renda, com funcionamento das 7 às 21 horas.

O Centro de Tratamento de Toxicômano é um serviço aberto e de referência para a região com acesso facilitado aos pacientes e seus responsáveis, que poderão ligar direto para o Centro para agendar avaliação. O projeto tratamento para cada pessoa será definido pela equipe interdisciplinar em conjunto com o paciente.

A construção do Centro de Tratamento ao Toxicômano de Vila Velha faz parte da organização da Rede de Atenção em Saúde Mental, que prevê a construção de 10 CTTs no Espírito Santo com investimentos de R$ 12 milhões.

Unidades de Saúde

Além de um CTT, Vila Velha ganhará três Unidades Saúde da Família, nos bairros Barramares, Santa Rita e, inclusive, em Jabaeté. Todas serão financiadas pelo Governo do Estado, que investirá, no total, R$ 3,8 milhões entre obras e equipamentos. Juntas, as Unidades terão capacidade de atendimento mínimo de 18 mil pacientes.

As Unidades oferecerão à população consultórios médico (clínico e ginecológico) e odontológico, salas de observação, esterilização, acolhimento, vacinação, nebulização, farmácia, almoxarifado, copa, sala de estudo, depósito de resíduo hospitalar, auditório para 70 pessoas e capacidade para atendimento de seis mil pessoas.

Qualificação Profissional

A Sesa formou 147 profissionais que atuam na rede municipal de saúde de Vila Velha inscritos na primeira etapa do curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde. A segunda fase conta com mais 147 alunos. A especialização faz parte da Política Estadual de Qualificação dos Profissionais de Saúde e prepara os estudantes para atuar profissionalmente, buscando melhorar os indicadores de saúde dos municípios e a qualidade de vida da população.

O investimento total do Governo do Estado neste projeto é de R$ 40 milhões. O curso capacitará 5.250 profissionais com nível superior de ensino das equipes da Saúde Família dos 78 municípios capixabas até 2011. Atualmente, 1.875 alunos estão nas salas de aula.

Serp

Vila Velha renovou a adesão ao Sistema Estadual de Registro de Preços (Serp). Trata-se de uma ferramenta criada pela Sesa com o objetivo de aperfeiçoar e agilizar o processo de compra de medicamentos da atenção básica. Além disso, o sistema, que é adotado por 74 municípios, traz economia de recursos públicos.

Com este sistema, os municípios terão acesso aos 225 medicamentos de forma rápida e econômica para, assim, garantir o acesso e atendimento à população. Esta facilidade fará com que os médicos das unidades de saúde receitem o medicamento e o tratamento das principais doenças seja iniciado imediatamente.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br