28/07/2010 21h27 - Atualizado em 24/01/2019 12h06

Visitas técnicas encerram Congressos Latino-Americano e Brasileiro de Engenharia Agrícola

Aproximadamente 200 congressistas de vários estados do país e também da América Latina que estão participando do IX Congresso Latino-Americano e do Caribe de Engenharia Agrícola (CLIA), e do XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA), vão conhecer nesta quinta-feira (29) algumas das principais experiências de sucesso no Estado, ligadas à aplicação de tecnologias em pequenas propriedades rurais. As cinco visitas acontecem a partir das 8 horas e marcam o encerramento do Congresso, que teve início neste domingo (25), no centro de Convenções de Vitória.

Produção de vinhos e flores; geração de energia elétrica por meio do uso do biogás na suinocultura; colheita mecanizada em floresta de eucalipto e logística de transporte portuário; produção de água em propriedade rural; e cultura do café Conilon irrigado, serão as tecnologias apresentadas durante as visitas técnicas realizadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“O último dia dos Congressos será marcado por visitas técnicas que irão apresentar como estão avançadas as pesquisas e tecnologias no setor agropecuário do Espírito Santo. Diante do peso de um evento como o CLIA e o CONBEA, o Estado tem a possibilidade de mais uma vez demonstrar todo trabalho realizado pela pesquisa, assistência técnica e extensão rural”, afirma o engenheiro agrícola e organizador do Congresso, José Geraldo.

Os congressos têm como tema "A Engenharia Agrícola e o Desenvolvimento das Pequenas Propriedades Rurais", reunindo cerca de 1000 pessoas em Vitória. O evento é uma realização do Incaper em parceria com a Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), a Associação Latino-Americano e do Caribe de Engenharia Agrícola (ALIA) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Visitas Técnicas

Vinícola de pequena escala e produção de flores em pequena propriedade rural – Santa Teresa

Os congressistas irão a uma vinícola de pequena escala, situada em Santa Teresa (região de clima temperado), onde poderão conhecer o processo de produção da uva e do vinho.

A produção de uva apresenta alta lucratividade, além de possuir grande valor agregado, já que pode ser aproveitada na forma de uva de mesa ou de processamento, ou seja, para elaboração de vinhos, sucos e derivados. O cultivo da fruta é ideal para o agricultor familiar por ocupar pouco espaço e ter grande produtividade e rentabilidade por área.

O Incaper tem instruído os agricultores a utilizar a tecnologia da poda programada, a qual possibilita colher 120 dias após a poda, independente da época do ano. Dessa forma, os produtores se organizam para produzir em diferentes momentos, podendo assim atender o mercado na época da escassez do fruto e obter um preço de mercado mais elevado, com credibilidade junto aos comerciantes da fruta, já que não sofrerão com a falta de mercadoria..

Na segunda visita os participantes terão a oportunidade de conhecer uma propriedade rural especializada na produção de flores, em Santa Teresa.

O município de Santa Teresa tem grande potencial para produção de flores já que apresenta condições de clima favoráveis.

Geração de energia elétrica por meio do uso do biogás na suinocultura - Viana

O congressista terá a oportunidade de conhecer uma suinocultura situada em Viana em que quase toda energia elétrica utilizada provém de geradores movidos a biogás

Por meio de um biodigestor os resíduos suínos são tratados e produzem o biogás, que aciona os geradores para produção de energia elétrica, e os biofetilizantes, que são utilizados nas pastagens como adubo orgânico. As pincipais vantagens: é mais ecológico, pois evita a contaminação no meio ambiente, já que os resíduos deixam de ser poluentes, e diminui os gastos com adubo convencional e energia.

Colheita mecanizada em floresta de eucalipto e logística de transporte portuário - Aracruz

Neste local, o congressista terá oportunidade de conhecer o sistema de colheita florestal do eucalipto utilizada pela empresa FIBRIA, em Aracruz.

A colheita mecanizada é realizada por uma máquina que retira a árvore, faz a pré-limpesa e corta em tamanhos padronizados para a logística de transporte e da indústria . As principais vantagens: segurança para o produtor e agilidade no trabalho.

Produção de água em propriedade rural – São Roque do Canaã

O congressista terá oportunidade de conhecer um projeto com foco na conservação de água e solo, baseado na construção de “caixa seca” com fins de produção de água na propriedade rural. Terá oportunidade também de visitar uma unidade de produção de cachaça em pequena escala.

A técnica foi implantada pelo extensionista do Incaper, Aliamar Comério, que após dois anos de monitoramento de resultados foi constatado um aumento de 51% na vazão de uma das nascentes do Rio Santa Júlia. Além disso, confirmou-se a infiltração de 100 milhões de litros de água no lençol freático e a retenção de 5.600 metros quadrados de sedimentos sólidos, que teriam parado nos rios, com outras partículas arrastadas pela água.

Cultura do café Conilon irrigado - Jaguaré

A visita será realizada em uma fazenda localizada no município de Jaguaré, que recebe a assistência técnica do Incaper. Neste local, o congressista terá oportunidade de conhecer uma lavoura de café Conilon que utiliza um moderno sistema de irrigação, além do processo de pós-colheita utilizado pelo proprietário.

Serão observadas lavouras com alta produtividade (superior a 100 sacas/ha), com tecnologias de produção avançadas, tendo 100% de área irrigadas com sistema Linear de irrigação, (sistema similar ao pivô central, porém com sistema de deslocamento em linha reta, ou seja, irrigando uma área de formato retangular).

Além disso, na propriedade há um sistema de beneficiamento mecanizado da produção (separação de frutos por ponto de maturação, secagem e classificação) para produção de café com qualidade. O produtor colhe mais de 10.000 sacas de café por ano.

Jaguaré é dos maiores polos produtores de café Conilon irrigado.



Informações à imprensa:
Paula varejão
Assessoria de Comunicação do Incaper
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Liliane Andrade
Tel.: (27) 9850-2210 / 3137-9868

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard