17/08/2017 14h14

Vitória recebe mais uma aula inaugural do projeto OportunidadES

A primeira aula dos cursos de qualificação profissional gratuitos do projeto OportunidadES ofertados no bairro Nova Palestina, em Vitória, aconteceu na noite dessa quarta-feira (16), na Igreja Casa de Oração do Avivamento. O evento reuniu mais de 300 classificados. No total 1.289 pessoas se inscreverem para as 300 vagas ofertadas em seis opções de cursos.

O projeto OportunidadES é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). No barro Nova Palestina, os cursos são fruto da parceria entre a Secti e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), que realiza o programa Ocupação Social.

O secretário da Secti, Vandinho Leite, marcou presença na primeira aula e apresentou aos futuros alunos o que é o OportunidadES. “Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender às demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi com base nessas informações que idealizamos o projeto. O nosso objetivo é oferecer às comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise econômica”, explicou o secretário.

Julio Pompeu, secretário da SEDH, também prestigiou a aula inaugural e explicou aos alunos sobre o Ocupação Social: “Nossa missão, enquanto Governo do Estado, é levar cada vez mais oportunidades a quem mais precisa, e é isso o que está acontecendo. Com esses cursos chegando até os jovens, eles terão a chance de construir uma nova trajetória, com qualificação profissional gratuita e de qualidade”.

Os cursos têm duração de 40 horas e todos os estudantes receberão os certificados de conclusão, por meio do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.  Os cursos de maior interesse no bairro foram: Maquiador, Porteiro e Recepcionista.

Denise Santos Gonçalves, de 38 anos, é auxiliar de serviços gerais e atualmente está desempregada. Ela soube do projeto pelo facebook e se inscreveu para o curso de Recepcionista. Denise já concluiu o curso de “Porteiro” pelo OportunidadES no bairro Santa Marta. Foi chamada para trabalhar na área, mas não pode começar porque engravidou. “Engravidei logo que me chamaram para trabalhar. E desde então não consegui mais voltar para o mercado. Por isso decidi me inscrever no curso de Recepcionista, para ter no currículo outro curso e até ganhar o bebê conseguir voltar a trabalhar,” contou a auxiliar de serviços gerais.  

Aulas

As aulas serão aplicadas em dois locais: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elza Lemos Andreatta e Encola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Neusa Nunes Gonçalves.

Confira na tabela abaixo os cursos oferecidos em Nova Palestina:

EEEFM ELZA LEMOS ANDREATTA

CURSOS

CARGA HORÁRIA

DIAS DA SEMANA

TURNO DISPONÍVEL

VAGAS

RECEPCIONISTA

40h

SEG-QUA

NOTURNO

30

PORTEIRO

40h

TER-QUI

NOTURNO

30

ALMOXARIFE

40h

SEG-QUA

NOTURNO

30

MAQUIADOR

40h

TER-QUI

NOTURNO

30

SUBTOTAL

120

 

EMEF NEUSA NUNES GONÇALVES

CURSOS

CARGA HORÁRIA

DIAS DA SEMANA

TURNO DISPONÍVEL

VAGAS

PORTEIRO

40h

SEG-SEX

NOTURNO

30

MAQUIADOR

40h

SEG-SEX

NOTURNO

30

ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE E ARMAZENAGEM

 40h

SEG-SEX

NOTURNO

30

RECEPCIONISTA

40h

TER-QUI

NOTURNO

30

ALMOXARIFE

40h

TER-QUI

NOTURNO

30

AUXILIAR DE LOGÍSTICA E PRODUÇÃO

40h

TER-QUI

NOTURNO

30

SUBTOTAL

180

 

 

TOTAL

300

 

 

Seleção

De acordo com o Edital para ser selecionado o candidato devia ter idade mínima de 16 anos e residir no bairro ou município onde o curso é realizado. Também ter o Ensino Fundamental incompleto e/ou saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas, por se tratar de um bairro do Ocupação Social.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – Sedh

Suellen Barone / Maurílio Mendonça

E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

Texto

Inayá Borges Selvatice

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard