Vitória recebe Reunião Regional da SBPC: evento gratuito tem início nesta quarta-feira (19)
![](/Media/PortalES/_Profiles/c4d8c6e6/d8d1f292/Screenshot_22-1.png?v=638754746494156410)
A semana promete ser agitada no ecossistema de ciência do Espírito Santo. Tem início nesta quarta-feira (19), a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. O evento, que vai até a próxima sexta-feira (21), receberá cientistas, acadêmicos, estudantes e profissionais para debater o tema “Clima e Oceano: A Urgência de Construir um Futuro Sustentável”. A programação vai incluir conferências, mesas-redondas, palestras, oficinas, atividades culturais e exposições. As inscrições para a Reunião Regional da SBPC são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do evento: https://rr.sbpcnet.org.br/espiritosanto/.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) é uma das apoiadoras do encontro. “Precisamos reativar a Secretaria Regional da SBPC e este evento está alinhado com esse objetivo. Além disso, o tema está em sintonia com as iniciativas para a COP30, que será realizada em novembro no Brasil”, destacou o diretor Técnico-Científico da Fapes, Celso Saibel.
Ele ressaltou que as discussões que serão realizadas no evento estão conectadas com ações já implementadas pelo Governo do Estado para a construção de um futuro sustentável. “O tema do evento é especialmente relevante para o Espírito Santo, um estado costeiro com grandes portos, uma pesca desenvolvida, uma logística forte e a produção de petróleo em nosso litoral. Além disso, contamos com um conjunto de manguezais fundamentais para a região sudeste, com rica flora e fauna. Somos parte integrante do ecossistema nacional da economia verde e azul”, salientou Saibel.
“Por isso, o Governo do Estado, por meio da Fapes e de outros órgãos estaduais, como a Seama [Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos], tem investido em diversos editais e programas que apoiam projetos relacionados a esses temas, como o Plano Estadual de Mudanças Climáticas, o Plano de Descarbonização e a iniciativa de apoio aos planos municipais de adaptação às mudanças climáticas nos 78 municípios do Espírito Santo”, complementou o diretor Técnico-Científico.
Mesa-redonda com diretor-geral da Fapes
Na sexta-feira (21), o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, vai participar da mesa-redonda "Políticas Científicas para corrigir assimetrias regionais". O bate- papo acontece às 9h, no Teatro da Ufes, e será mediado por Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação do Brasil e atual professor da Universidade de São Paulo (USP).
Outros convidados importantes estarão presentes: Celso Pansera, ex-ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil e atual presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Tema da Reunião Regional: “Clima e Oceano: a Urgência de Construir um Futuro Sustentável”
O tema do evento se conecta com os objetivos da COP30, prevista para 2025, que busca ações mais contundentes para enfrentar a crise climática global, especialmente com foco na preservação de biomas estratégicos e na adaptação dos países às mudanças climáticas.
A COP30, ao ser sediada no Brasil, enfatiza a importância de proteger a Amazônia e, mais amplamente, de implementar medidas climáticas que beneficiem regiões que abrigam ecossistemas vitais, como o Oceano Atlântico e o litoral brasileiro.
No contexto do Espírito Santo, esse tema é particularmente relevante devido à sua costa atlântica e à economia marítima, que inclui atividades portuárias e pesqueiras, além de uma forte presença da indústria.
O que é a SBPC?
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.
Desde sua fundação, em 1948, a entidade exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.
Serviço:
Reunião Regional da SBPC
Quando: 20 a 22 de fevereiro de 2025
Onde: Ufes – campus de Goiabeiras
Inscrições gratuitas no site: https://rr.sbpcnet.org.br/espiritosanto/
*Com informações da organização da Reunião Regional da SBPC em Vitória
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br