29/07/2010 21h44 - Atualizado em 24/01/2019 12h06

Votação para Prêmio Microsoft Educadores Inovadores termina nesta quinta (29)

As votações para a escolha dos finalistas do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores terminam nesta quinta-feira (29). Três escolas da rede estadual estão classificadas para as semifinais e agora contam com o voto popular, pelo site www.educadoresinovadores.com.br, para avançar às finais da premiação.

A partir do dia 29 até o dia 04 de agosto, a votação será para escolha do grande vencedor. Ao todo, dos nove projetos que concorrem, três são do Espírito Santo. As escolas finalistas participarão da etapa nacional, que será realizada em São Paulo, no mês de agosto.

O Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Vila Pavão foi classificado com o projeto “Campo Sustentável”, na categoria Inovação em Comunidade. Os outros projetos de escolas estaduais classificadas foram: “Escolas nas Nuvens. Soluções Inovadoras na Educação”, na categoria Colaboração, da Escola Estadual Professor Francisco Coelho Ávila Junior, em Cachoeiro de Itapemirim; e “Acessibilidade - Direito para Todos”, na categoria Educador Inovador – Escolas Técnicas, da Escola Hilda Miranda Nascimento, em Serra.

Os melhores trabalhos serão premiados com um notebook. Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à Educação Básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em um país da América Latina a ser definido pela organização. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.

O Prêmio Educadores Inovadores conta com três etapas. A premiação é dividida entre Ensino Básico e Ensino Técnico. Os inscritos para Ensino Básico concorrem em três categorias: Inovação em Comunidade, Inovação em Colaboração e Inovação em Conteúdo. Há ainda a categoria Educador Inovador, cujos vencedores serão escolhidos pelo voto popular e para qual serão classificados automaticamente os finalistas nas categorias de Ensino Básico. Já no Ensino Técnico podem concorrer professores de disciplinas da área de Tecnologia da Informação, na categoria Educador Inovador de TI – Escolas Técnicas.

“Escolas nas Nuvens”

O projeto foi desenvolvido pela Escola Ávila Junior com a ideia de acabar com a dependência dos alunos e professores de discos físicos como pen-driver, CDs, DVDs e HDs, já que o projeto possibilita que todo tipo de material didático utilizado, além dos trabalhos dos alunos, sejam salvos e armazenados na internet.

Com a possibilidade de chegar à grande final na África do Sul, a professora de Língua Portuguesa Adriana Silva de Oliveira, afirma que os alunos estão muito mais engajados no projeto. “Os meninos estão encantados, vendo o resultado do que eles estão fazendo, o tempo todo conectados.”

No ano passado, a escola foi uma das finalistas do prêmio como escola piloto do projeto “Cachoeiro em Diversas Linguagens”. Os resultados obtidos foram o 3º lugar na categoria Educador Inovador e o 2º lugar na categoria Comunidade. Os projetos sempre envolvem todas as disciplinas em que os alunos são os principais atores.

“Acessibilidade - Direito para Todos”

O projeto foi desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática e ficou entre os três primeiros colocados. Os estudantes produziram fotos e criaram vídeos, com o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), e estudaram os programas de acessibilidade desenvolvidos pela Microsoft, como forma de encontrar soluções para ajudar na adaptação de estruturas para receber pessoas com deficiência física.

Para a professora do curso técnico Bianca Nunes do Nascimento, “o material produzido foi de ótima qualidade. Os alunos merecem estar na final. Além de produzirem muito bem, fizeram um sistema de avaliação com duas turmas. Eles estão aguardando ansiosos o resultado da premiação”, disse, lembrando ainda que uma segunda etapa do projeto já está sendo desenvolvida para o 2º trimestre.

“Campo Sustentável”

O projeto, desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio do CEEIR de Vila Pavão tem como objetivo criar uma rede de troca de conhecimentos, em que os alunos da zona rural aprendem sobre as TIs e preparam oficinas com o conteúdo para repassar a aprendizagem aos pais, que na maioria são agricultores.

Nas oficinas os pais aprendem a fazer uso de recursos disponíveis na internet, como previsão climática, cotação de preços, modo de produção e participação em programas de incentivo, o que auxilia na produtividade e melhoria do trabalho na terra.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br