20/08/2024 15h35

Websérie ‘Tesouros em Rede: Performance na Costa Sul Capixaba’ estreia em setembro

Com estreia marcada para setembro deste ano, a websérie "Tesouros em Rede: Performance na Costa Sul Capixaba" destaca a riqueza cultural e histórica da região sul do Espírito Santo em oito episódios que combinam arte e patrimônio. Os episódios serão lançados por meio do canal oficial da Casa Roxa no YouTube.

Com o objetivo de destacar o patrimônio e preservar os locais históricos e naturais da região sul do Espírito Santo, a série promove a conscientização sobre a importância dos ecossistemas locais e incentiva práticas sustentáveis. Além disso, busca também contribuir para a valorização do setor audiovisual do Espírito Santo, com foco especial no interior do Estado.

A websérie é uma produção da Casa Roxa Cultural, um espaço cultural de arte popular composto por um coletivo de artistas comunitários, com sede em Marataízes, que atua há dez anos com o objetivo de democratizar o acesso às artes por meio do resgate da cultura tradicional e na valorização das diversidades.

A série "Tesouros em Rede" conta com uma equipe técnica, que inclui produtor e diretor: Guilherme Nascimento; diretor de Fotografia e Editor: Lucas Alves da Silva; coordenação artística: Ivny Matos; coordenação de Difusão e Acessibilidade: Juciane de Souza; e coordenação de Identidade Visual e Marketing: Morro Alto.

"Tesouros em Rede" é um projeto contemplado pelo edital, por meio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG).

Para acompanhar o lançamento e as atualizações sobre a série, acesse o Instagram oficial da Casa Roxa Cultural e o site www.casaroxacultural.com.br.

Episódios e Locais:

Manguezal do Portuário e Ninho das Garças – Apresentado por Bárbara Perez, realiza leituras dramatizadas de poesias autorais, explorando a importância ecológica dos manguezais e o habitat das garças na foz do Rio Itapemirim.

Igreja Nossa Senhora da Penha – Sara Simões de Almeida Dias faz interpretações e performances que refletem a tradição e a relevância cultural da igreja, incluindo a descoberta de uma imagem centenária.

Foz do Rio Itapemirim (Palácio e Trapiche) – Isabella Ferreira Dias realiza uma performance corporal que destaca a história e a transformação do Palácio das Águias e do Trapiche, importantes marcos da colonização e comércio regional.

Lagoa do Siri – Elias Alves Pedroso (Mestre Sorriso) utiliza a capoeira e seus movimentos tradicionais para explorar a transformação da Lagoa do Siri e sua importância para o turismo e a comunidade local.

Falésias – Thamilles Almeida Rodrigues faz uma intervenção artística utilizando ginástica para evidenciar a imponência das falésias e seu papel como monumento natural e ecológico.

Antiga Estação Ferroviária e Armazéns da Barra – Kelvin de Souza Correa realiza uma performance com voz e violão, revisitando a histórica estação ferroviária e os armazéns que foram cruciais para o comércio regional.

Mercado de Peixes da Barra e Colônia de Pescadores Z-8 – André José Neponuceno da Silva faz uma performance de flauta doce que explora a importância da pesca para a economia e cultura local, destacando o mercado e a colônia de pescadores.

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro