06/10/2010 12h05 - Atualizado em 21/01/2019 12h52

Workshop discute desafios para produção de tangerina no Estado

Com o objetivo de discutir os rumos para produção de citros na Região Serrana capixaba no próximo ano e os principais desafios para desenvolvimento da cultura, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), reúne, nesta quinta-feira (07), cerca de 60 produtores rurais, técnicos e lideranças locais dos 17 municípios que compõem o Polo de Tangerina  das Montanhas Capixabas. O workshop acontece no Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) do Incaper – Centro Serrano, das 8h30 às 15h30, e terá a participação do diretor-presidente do Instituto, Evair de Melo.

Na oportunidade, o público receberá informações sobre a situação atual da fruticultura no Espírito Santo, incluindo o andamento dos 10 polos de frutas existentes do Estado: abacaxi, banana, coco, goiaba, manga, maracujá, morango, uva e tangerina, com destaque para o Polo de Manga, que atualmente é uma referência em organização da cadeia produtiva e comercialização.

Além disso, serão discutidas as oportunidades de mercado para tangerina no Brasil e no mundo e as estratégias para se atingir um nível de qualidade competitiva em relação em outros estados brasileiros, que se destacam na produção da fruta.

De acordo com o coordenador do Polo de Tangerina do Incaper, Sebastião Gomes, após as palestras será definido o comitê de gestão do Polo de Tangerina das Montanhas Capixabas. “O comitê terá representantes das associações rurais, técnicos do Incaper e agricultores familiares, e vai definir quais serão as ações do polo para o desenvolvimento da produção do fruto no Estado”, explica Gomes.

Aproximadamente 85% da produção de tangerina no Estado concentram-se nas montanhas, com destaque para Domingos Martins e Santa Leopoldina, que são os principais produtores. Na região, 493 propriedades estão inseridas no cultivo da fruta, sendo cada uma com apenas um hectare de extensão, aproximadamente.

Os municípios que compõem a área de abrangência do Polo de Tangerina são: Domingos Martins, Conceição do Castelo, Santa Leopoldina, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Santa Maria de Jetibá e Marechal Floriano e são os maiores produtores de tangerina do Estado. Além destes, outros 10 municípios foram classificados pelo Incaper como potencialidades. São eles Castelo, Vargem Alta, Alfredo Chaves, Viana, Cariacica, Santa Teresa, Itarana, Laranja da Terra, Afonso Cláudio e Brejetuba. Para definir a região, foram levados em conta se as condições de clima e de solo são indicadas para o desenvolvimento da fruta.

Programação:

08h30 – Recepção

09h30 – Polos de Frutas
Eng. agrônomo Dalmo Nogueira da Silva – Gerente estadual de fruticultura – Incaper/Seag

09h50 – Experiência do Polo de Manga
Eng. agrônomo José Carlos Grobério – Coordenador do Polo de Manga – Incaper

10h10 – Diretor-presidente do Incaper – Evair Vieira de Melo

10h30 – Intervalo

10h45 – Mercado e Comercialização: Situação Atual dos Citros
Eng. agrônomo Hermeval Guerini – Incaper

11h – Desafios da Cultura de Citros
Eng. agrônomo Sebastião Antônio Gomes – Coordenador do Polo de Tangerina – Incaper