30/05/2022 19h00 - Atualizado em 31/05/2022 12h37

Workshops marcam ações da Fapes com pesquisadores e bolsistas em maio

Os wokshops, realizados na Grande Vitória e interior do Estado, marcaram o mês de maio na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Os beneficiários dos editais lançados pela Fundação tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações na execução dos projetos contratados.

Os eventos “Workshops Fapes – Orientações para Execução de Projetos e Bolsas” foram presenciais e coordenados pela diretora Administrativo-Financeira da Fapes, Lucia Araújo; e os gerentes de Gestão do Planejamento Orçamentário e Financeiro, Geanderson Costa; de Pesquisa e Difusão Científica, Edinir Fialho; e de Capacitação e Formação Científica, Letícia Zanchetta. Houve debates importantes sobre implementação de bolsas; execução técnica e financeira de projetos; prestação de contas; e dúvidas relativas a prazos.

Os cinco encontros contaram com apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) nos campi Vitória, Alegre e São Mateus; e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) campi Vila Velha e Venda Nova do Imigrante.

A diretora Administrativo-Financeira da Fapes, Lúcia Araújo, classificou o resultado dos encontros acima do esperado. “A repercussão foi positiva em toda a comunidade acadêmica. É muito importante para a Fapes voltar a promover encontros presenciais, pós-pandemia da Covid-19, e reunir toda nossa equipe técnica com os beneficiários dos editais para orientação e esclarecimento de dúvidas. Todos ganhamos com os workshops, os beneficiários, por terem um momento para eles, e nós da Fapes, por dirimir possíveis dificuldades futuras que poderíamos ter com as prestações de contas técnicas e financeiras”, afirmou.

Entre os participantes dos encontros, o destaque foi a presença de estudantes e mestres, não contemplados pelos editais da Fapes, em busca de conhecer os editais e os procedimentos antes, durante e depois de receberem apoio financeiro para os projetos.

O doutor em Genética e Melhoramento de Plantas e coordenador geral do Programa de Pesquisa da Multivix, Romário Gava Ferrão, participou do encontro, em Vitória. Para ele, a Fapes como um caso de sucesso entre as fundações de apoio à pesquisa do Brasil e revelou sua participação desde o primeiro edital.  “Tive o prazer de participar de todos os editais cabíveis a minha área de atuação: Genética e Melhoramento de Café. Foram muitos resultados positivos que auxiliaram muito o Espírito Santo a ser referência brasileira e internacional em tecnologias, sobretudo, do café conilon. Além desses recursos, treinamentos, eventos, publicações, parcerias tão importantes com os segmentos trabalhados pela Fapes, tive o prazer em participar, por um longo período, da Câmara Técnica de Ciências Agrárias”, disse Ferrão.

O pesquisador e integrante do Departamento de Agronomia da Ufes, Eduardo de Sá Mendonça esteve no workshop em Alegre. Seu projeto foi contemplado no Edital 03/2021 – Universal, que investiu R$ 7,5 milhões em projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação em todas as áreas do conhecimento. “O workshop foi muito proveitoso. Trouxe muitas informações sobre os procedimentos da Fapes e orientações quanto ao uso dos recursos financiados. Tirou várias dúvidas gerais e particulares dos participantes”, comentou Mendonça.

A pesquisadora e doutora em Veterinária, Geani Conde, coordenadora de um projeto Qualipesca, integrante do banco de pesquisa da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), também falou sobre o workshop realizado no Ifes de Vila Velha. “Foi sensacional! Muito esclarecedor sobre os procedimentos que o pesquisador deve realizar, além do incentivo, notícias das ações e editais da Fundação. Nós só temos a agradecer a competência e maestria na forma que os servidores da Fapes realizam o trabalho. Parabéns! Recomendo que integrantes da área acadêmica e de pesquisa, contemplados ou não, participem dos eventos da Fapes e usufruam dos benefícios oferecidos em cada edital”, frisou.

No campus do Ifes de Venda Nova do Imigrante, o encontro teve a participação da pesquisadora Anna Isabel Guido Costa, coordenadora do projeto de elaboração de um programa de pesquisa e extensão para o desenvolvimento regional de agricultura, pecuária, abastecimento, aquicultura e pesca capixaba.

“Foi muito válido. É a primeira vez que sou coordenadora de um projeto contemplado pela Fapes e, às vezes, nós temos muito receio na hora do gasto do recurso e na hora da prestação de contas. Por isso, foi um encontro que esclareceu muita coisa e acabou nos encorajando. Os gestores da Fundação que estavam no evento se mostraram muito solícitos a todos nós e, com isso, saí da reunião mais tranquila”, contou Anna Costa.

Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno