03/08/2010 12h10 - Atualizado em 23/01/2019 12h18

Xadrez ajuda alunos da Escola Dante Michelini a desenvolverem raciocínio lógico

Para muitos, o xadrez é um jogo difícil por exigir muita concentração e paciência. Mas para os alunos da 1ª série do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Dante Michelini, em Vila Velha, trabalhar com as peças no tabuleiro tem se tornando cada vez mais fácil.

Depois de notar uma série de dificuldades dos alunos em Matemática, a professora Fabiana Serqueira desenvolveu o projeto “O xeque na aprendizagem”. O objetivo foi desenvolver cálculos matemáticos por meio dos movimentos das peças no tabuleiro, reforçar a capacidade de cálculo, a responsabilidade e a tomada de decisão dos alunos.

De acordo com a diretora da escola, Izabel de Freitas Cordeiro, na sexta-feira (06), o projeto será apresentado para os pais dos alunos com o intuito de mostrar que eles não estão aprendendo apenas um jogo, e sim, apropriando-se nas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta para dentro e fora da sala de aula.

O próximo passo é a implementação do projeto para alunos de outras turmas. O projeto “O xeque na aprendizagem” é realizado toda terça-feira e no final do ano letivo será realizado o Dia do Xadrez da Escola Dante Michelini.

 

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br / mgsraibero@sedu.es.gov.br
Texto: Gustavo Rosa e Maria da Glória Sarmento Raibero

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard