Agricultores de Barra de São Francisco visitam cultivo de pimenta-do-reino em Jaguaré
O cultivo de pimenta-do-reino tem atraído o interesse de muitos agricultores. Um grupo de Barra de São Francisco realizou uma excursão ao município de Jaguaré para visitar alguns plantios dessa cultura. A atividade foi realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Barra de São Francisco.
Durante a visita, foi apresentado ao grupo o plantio da cultura com tutor vivo de Nim, em estágio inicial e em plena produção. Os produtores puderam tirar dúvidas em relação a qual variedade plantar; sobre as tecnologias que estão sendo aplicadas nos pimentais; as alternativas viáveis para problemas recorrentes; as técnicas de manejo da lavoura; vantagens e dificuldades relacionadas à cultura.
“A demanda pela excursão surgiu pelo fato de muitos produtores rurais procurarem o escritório local do Incaper em busca de informações sobre a cultura da pimenta-do-reino, motivados pelos preços atrativos. Por se tratar de uma cultura relativamente recente no município, optamos por realizar essa excursão a um município com tradição no plantio e exploração da pimenteira”, afirmou o extensionista Raoni Sá.
Ele disse que a excursão teve a finalidade de incentivar os produtores rurais a aprimorar seus conhecimentos sobre as técnicas de cultivo da pimenta-do-reino e a diversificação da fonte de renda dos agricultores familiares. Escolheu-se um cultivo diferente do plantio tradicional, em estacas tratadas, para o tutor vivo (Nim).
Essa excursão técnica faz parte do projeto Ater Sustentabilidade, em parceria entre o Incaper e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).