03/03/2015 14h29 - Atualizado em 23/08/2016 14h31

Alunos aprendem na prática o uso e a manipulação de vidrarias laboratoriais

Os alunos do curso Técnico em Controle Ambiental, da Escola Estadual Afonso Cláudio, participaram de uma aula prática com vidrarias laboratoriais. A atividade foi realizada no laboratório da instituição e faz parte da disciplina de Química Ambiental. O objetivo foi ensinar os estudantes a reconhecerem na prática o uso e a manipulação de vidrarias, equipamentos laboratoriais e aprofundar os conhecimentos para a iniciação de projetos de pesquisas científicas.

Durante a aula teórica os alunos aprenderam nomes e funções das vidrarias laboratoriais e normas de segurança do laboratório. Já na aula prática, foram colocadas 15 vidrarias numeradas sobre a bancada e, separados em grupos, os jovens teriam que nomear e dizer qual a função de cada uma. Eles também fizeram um relatório avaliativo, constando a introdução, os materiais utilizados, os resultados, discussões, conclusão do trabalho e suas referências biológicas.

De acordo com o professor de Química Ambiental, Braz Lopes Pereira, esse tipo de atividade auxilia de forma positiva no aprendizado dos alunos. “Minha intenção é ajuda-los a entender a matéria, pois quando decoram logo esquecem. Mas, quando entendem, sempre se lembrarão de tudo o que aprenderam”, contou.

A aluna Priscila Reetz, de 22 anos, afirmou ter escolhido o curso por ter grande interesse nos assuntos de meio ambiente e disse ter gostado bastante da aula. “O laboratório é muito bem equipado, com tudo que precisamos. Isso facilita ainda mais nosso aprendizado e nos auxilia na prática. A aula foi muito produtiva e tivemos a oportunidade de tirar todas as dúvidas”, disse.

Segundo o professor, os alunos foram muito participativos. “O resultado da aula superou minhas expectativas. No início, eles reclamaram um pouco por achar a matéria difícil, mas ao passarmos para a prática, vi que eles tornaram-se mais interessados em aprender o conteúdo de forma diferenciada”, comemorou.

O professor afirmou que a disciplina terá diversas aulas práticas, para que os estudantes possam aplicar a teoria e ampliar seus conhecimentos dentro do laboratório.

 

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo/ Rovena Storch/ Flávia Zambrone

vbcamargo@sedu.es.gov.br/ rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br

Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706

Texto: Emanoele Rocha

Twitter: @sedu_es

Facebook: www.facebook.com/SeduES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard