Alunos da Fames acompanham renomado pianista Marcelo Bratke em turnê pelo Brasil
Da Sala São Paulo ao Queen Elizabeth Hall, em Londres. De Parauapebas ao Carnegie Hall, em Nova York. É nessa pluralidade que Marcelo Bratke e sua Camerata se apresentam pelo Brasil e pelo mundo. Com mais de 300 apresentações realizadas desde as mais prestigiadas salas de concerto do mundo, até as pequenas comunidades e municípios, o projeto Marcelo Bratke e Camerata Brasil busca levar produtos culturais de excelência artística a locais que, por estarem distantes dos grandes centros, possuem pouco ou nenhum acesso a qualquer tipo de cultura.
Uma das grandes parcerias do projeto foi com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) que, nos últimos anos, teve mais de 15 alunos inseridos e beneficiados pela participação na Camerata Brasil obtendo experiências internacionais em seu currículo.
“Acredito que o intercâmbio cultural criado por meio desta integração viabiliza a inserção destes jovens no mercado musical nacional e internacional”, diz Bratke.
O Céu, a Terra e o Mar, fontes de inspiração dos compositores Claude Debussy, Heitor Villa-Lobos e Dorival Caymmi, são a temática da nova turnê. O projeto Brasil Plural III promove um diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular para revelar ao público as conexões da música com a natureza.
Na nova turnê, Brasil Plural III, os alunos do curso de Bacharelado da Fames Franciany Mairink (clarineta), Gabriela Deps (flauta), Whisley Madeira (percussão) e Sérgio Pavese (violino) compõem a Camerata Brasil. Segundo Sérgio Pavese, a experiência musical tem sido enriquecedora e o que mais torna a experiência valiosa é o resultado do concerto nas comunidades mais distantes. Além disso, ele afirma que a fusão da música popular brasileira com arranjos sinfônicos eruditos tem sido um desafio musical interessante.
Durante os meses de agosto e setembro, nesse espírito de música e natureza, Marcelo Bratke e a Camerata Brasil, composta por alunos da Fames, realizarão 20 apresentações em 10 cidades do interior de São Paulo, possibilitando às localidades distantes o acesso a entretenimento musical de qualidade.
A Camerata Brasil é um programa sociocultural profissionalizante criado por Marcelo Bratke em 2007. Endossado por importantes instituições nacionais e internacionais como o Ministério das Relações Exteriores, o Arts Council of England, o The New York Times, a Rede Globo de Televisão, a BBC de Londres, entre outras, o projeto busca o desenvolvimento pessoal e artístico de jovens estudantes de música oriundos de áreas desfavorecidas da sociedade brasileira, integrando-os a jovens músicos em fase de profissionalização para produzir e executar apresentações públicas e didáticas. Essa integração proporciona o enriquecimento profissional para o estudante de música e proporciona a disseminação de conteúdo musical rico em comunidades pouco favorecidas.
Mais Informações:
Assessoria de Imprensa Marcelo Bratke
Cleide Nascimento
Tels.: (11) 30223109 / (11) 992597719
Assessoria de Comunicação e Eventos da Fames
Tiago Venturini
tiago.venturini@fames.es.gov.br
Roberto Ferrante
roberto.ferrante@fames.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-3611