Alunos de Vargem Alta participam de aula de campo
Foi em busca de estratégias de ensino que possibilitem um contato maior com o campo de estudo que o professor de Geografia Fabio Scaramussa propôs uma aula de campo na Mata Atlântica, no Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo. O ponto de partida foram aulas sobre biomas, com os alunos dos 2º anos da Escola Guilherme Milaneze, de Vargem Alta.
“Acreditamos que explorar, conhecer e comparar formações vegetais, seus extratos, clima e as interações ecológicas, pode despertar a percepção para a biodiversidade”, disse Fabio.
O foco principal da aula de campo foi o estudo das características geomorfológicas, dado a grande parte da população do entorno da Mata Atlântica.
“Escolhemos encaminhar essa exploração com base nos princípios do ensino por investigação, para aproximar os estudantes do ensino básico do fazer e compreender. Ciência, ecologia, geografia e sociologia são uns dos principais objetivos do trabalho científico, considerado essencial na atualidade para a formação do cidadão crítico, capaz de se posicionar frente a questões socioambientais, como a conservação e exploração racional da biodiversidade”, afirmou o professor.
A partir da visita monitorada, os estudantes produziram vídeos sobre temas ligados ao bioma, além de expor registros fotográficos e escritos dos temas investigatórios, que fizeram parte de um diário de bordo confeccionado pelos alunos.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br
Tel.: 3636-7705/ 7706/ 7707