05/03/2015 16h55 - Atualizado em 22/08/2016 17h18

Anchieta - Passos de um andarilho” será lançado no sábado (07)

O primeiro documentário sobre o Padre José de Anchieta, após o decreto que o oficializou como santo em 2014, será lançado na Estação de Matilde, em Alfredo Chaves, neste sábado (07), às 20 horas. A programação também inclui a exibição de vídeo pelo Cineclube Ludovico Persici, pré-lançamento do videoclipe ‘8 Ventos’, do rapper Aliado Jota e show do cantor Lucas Arruda, dentro do projeto Circulação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A entrada é gratuita.

O documentário foi gravado entre os anos de 2012 e 2013 durante a caminhada “Passos de Anchieta”, que reconstitui o trajeto que o padre fazia entre as cidades de Anchieta e Vitória. Além de belíssimas imagens, a obra traz depoimentos de andarilhos e fiéis que depositam no santo sua devoção.

Com uma vida dedicada ao ensino e ao sacerdócio, Padre José de Anchieta veio para o Brasil com a missão de expandir o cristianismo. De origem judaica, pelo lado da mãe, e ascendência nobre por parte do pai, José de Anchieta saiu da Espanha e foi estudar em Portugal para fugir das fortes perseguições do Tribunal do Santo Ofício instalado em terras espanholas.

Chegando ao Brasil em 1553, José de Anchieta se dedicou aos trabalhos religiosos em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde faleceu em 9 de junho de 1597. Em 1569, ele fundou a povoação de Reritiba, atual cidade de Anchieta. Além dos feitos religiosos, Anchieta marcou a história da cultura brasileira com suas publicações literárias que incluem gramática, poemas, peças teatrais e registros históricos.

O evento vai reunir três projetos selecionados por editais da Secult: o audiovisual sobre o Padre José de Anchieta (Edital de Finalização), o videoclipe “8 Vento”, e show de Lucas Arruda, contemplado com o Edital de Circulação/2014. A realização do projeto é do Cineclube Ludovico Persici e do site Panela Audiovisual (www.panela.tv). Esses dois projetos também são frutos de editais anteriores.

 

Ficha técnica:

“Anchieta - Passos de um andarilho”

Direção e Câmera- Juliano Serafim e Fábio Machado

Direção de Fotografia - Fábio Machado

Som direto - Grecco Nogueira

Produção Executiva - Roberta Taufner

Designer Gráfico - Simone Patrocínio

Finalização - MOV.E Audiovisual

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult Paula Norbim / Erika Piskac / Márcia Almeida secultes.imprensa@gmail.com comunicacao.secult.es@gmail.com imprensa@secult.es.gov.br Texto: Márcia Almeida Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627 Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard