Bancos de leite humano do ES recebem certificação de excelência
Os sete Bancos de Leite Humano do Espírito Santo receberam, nesta quinta-feira (15), a Certificação de Excelência em Bancos de Leite Humano conferido pelo Programa Iberoamericano. O certificado de credenciamento representa a qualidade do serviço prestado, e neste ano, os bancos também alcançaram o padrão ouro de excelência.
Os certificados foram entregues pela coordenadora do Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano, Mônica Barros de Pontes, pela coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde, Edna Cellis Vaccari Baltar, e pela consultora da Saúde da Criança pelo Ministério da Saúde, Wanessa Lacerda Poton.
Segundo Edna Vaccari, para alcançar o certificado é preciso cumprir metas e critérios anuais exigidos pela Rede Global de Bancos de Leite Humano. “Parabenizo a todos por terem se empenhado para atingir essa certificação, mas devemos reforçar e manter a qualidade do trabalho para o objetivo final, que é atender o bebê prematuro que necessita do serviço”, ressaltou.
A consultora de Saúde da Criança pelo Ministério da Saúde, Wanessa Lacerda Poton, também parabenizou os bancos de leite do Estado pela conquista. “Todos os bancos de leite devem receber esse certificado como um presente. E não podemos desanimar. Temos que continuar trabalhando, porque é uma luta contínua”, disse Wanessa.
Durante a cerimônia, Edna Vaccari lembrou que os bancos de leite humano também têm a função de capacitar os profissionais que atuam no próprio serviço, e os profissionais das maternidades e estabelecimentos que possuem Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).
A coordenadora do Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano, Mônica Barros de Pontes, mostrou os avanços da rede de banco de leite do Espírito Santo e agradeceu o empenho de toda a equipe dos bancos de leite para alcançar a meta, que é uma vitória não somente para o serviço, mas para todo o bebê que nasce no Espírito Santo.
“Nosso propósito não é apenas distribuir leite, mas também proporcionar um atendimento assistencial. Portanto, somos uma casa de apoio à amamentação. Além de dar o leite, os bancos ajudam a mulher e a criança que tenham qualquer dificuldade na amamentação”, frisou Mônica Pontes.
Segundo Mônica, o Brasil totaliza, atualmente, 215 Bancos de Leite Humano reconhecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde como a melhor e maior rede de bancos do mundo.
Participaram da cerimônia de certificação as equipes e coordenadores dos bancos de leite humano no Estado e diretores técnicos e administrativos dos hospitais onde funcionam esses serviços.
Benefícios da amamentação
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Criança, Edna Cellis Vaccari Baltar, é importante que a criança seja amamentada exclusivamente com leite materno até os seis meses, pois previne contra doenças alérgicas e diminui o índice de obesidade e diabete, além de promover o melhor desenvolvimento do bebê, principalmente para os recém-nascidos.
Bancos de Leite Humano no Estado que receberam a certificação
Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha –
Funciona das 08 às 17 horas.
Endereço: Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha.
Contato: 3636-3151
Hospital Estadual Dório Silva – funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.
Endereço: Avenida Eudes Scherrer de Souza, s/n, Laranjeiras, Serra.
Contato: 3138-8905
Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM)
Endereço: Bento Ferreira, em Vitória
Contato: 3636-6568
Hospital das Clínicas (referência do Estado) – funciona das 08 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Avenida Marechal Campos, s.nº, Maruípe.
Contato: 3335-7424 – 3335-7377
Santa Casa de Misericórdia – funciona das 07 às 16 horas, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Dr. João dos Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória.
Contato: 3212-7246
Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim – Funciona das 07 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Rua Anacleto Ramos, 55, Bairro Ferroviários.
Contato: (28) 3521-7045
Hospital e Maternidade São José, Colatina – funciona das 07 às 17h20
Endereço: Ladeira Cristo Rei, Centro de Colatina
Contato: (27) 2102-2100
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776