06/02/2015 14h00 - Atualizado em 24/08/2016 15h05

Carnaval de Vitória tem esquema de segurança e atendimento de Defensores

O Carnaval de Vitória, com desfiles de escolas de samba realizados uma semana antes da folia oficial em outros Estados, já se tornou uma referência quando o assunto é pioneirismo e, claro, animação.  Fantasias, alegorias e muito samba no pé marcam o primeiro desfile de agremiações no país, que acontece no Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste. O Grupo Especial B desfila na sexta-feira (06), começando com Imperatriz do Forte, às 22 horas. Na ordem, entram no Sambão do Povo São Torquato, Pega no Samba, Barreiros e, fechando a noite, a Tradição Serrana.

Pelo Grupo A, no sábado (07), às 22 horas, quem entrará primeiro na avenida será a Unidos da Piedade, seguida por Unidos de Jucutuquara, Novo Império e Boa Vista, que é a atual campeã. A Mocidade Unida da Glória (MUG) será a última a se apresentar.

Mais de 80 mil pessoas vão marcar presença na passarela do samba nos três dias de apresentações. Ao todo, 14 escolas – quatro no Grupo de Acesso, cinco no Grupo B e outras cinco no Grupo Especial – vão passar pela avenida.

Para fazer bonito, além de ritmo no pé e samba-enredo na ponta da língua, outros pontos serão levados em consideração pelas Comissões de Carnaval e jurados. A começar pelo tempo de desfile. Cada escola terá, no mínimo, 50 minutos e, no máximo, 70 para apresentar seu desfile e, em caso de não cumprimento do horário e do tempo total, a agremiação será penalizada com perda de ponto (0,01 para cada minuto ou fração de minuto excedente).

As Comissões de Carnaval farão o acompanhamento dessa e de outras etapas do desfile para verificar possíveis irregularidades ou penalidades. Haverá uma Comissão de Concentração (composta por 12 membros), uma de Verificação das Obrigações Regulamentares (cinco membros), outra de Cronometragem (cinco membros) e uma de Dispersão (12 membros).

Segurança

O Carnaval de Vitória conta com um esquema especial de segurança planejado pela Polícia Militar para garantir a tranquilidade dos foliões. Durante os dias de desfile das escolas de samba, policiais militares estarão no entorno do Sambão do Povo realizando patrulhamento com viaturas e a pé, e de prontidão para atenderem qualquer ocorrência. 

 

O comandante do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitana (CPOM), tenente-coronel Altiere, informa que a Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), o Grupo de Apoio Operacional (GAO), a Cavalaria da PM e o Batalhão de Missões Especiais (BME) também darão apoio aos militares do 1º Batalhão que estarão atuando na região, além dos policiais em escalas especiais.  

 

As operações do Batalhão de Trânsito também serão intensificadas nos arredores do local com blitz “Lei Seca”, com foco em embriaguez e direção.  A Polícia Militar ainda contará com o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Guarda Municipal, que fará o reforço na segurança no interior do sambódromo, junto com a vigilância patrimonial. 

 

O tenente-coronel Altiere ressalta que em casos de ocorrências ou suspeita de crime, um policial deve ser acionado imediatamente no local ou por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que também estará à disposição pelo telefone 190. “A população poderá aproveitar o evento sabendo que a Polícia estará presente e preparada para intervir em qualquer problema que possa acontecer. Os militares estarão atentos às ocorrências”, finaliza o tenente-coronel.

 

A Polícia Civil preparou uma Delegacia que atenderá, exclusivamente, as ocorrências durante os desfiles do Carnaval de Vitória. O 2º Distrito Policial (DP) de Santo Antônio terá um plantão especial durante os dois dias de folia. Serão 11 policiais civis, no total, para atender aos foliões a partir de 19 horas até às 07 horas. Nesta sexta-feira (06), a equipe contará com um delegado, um escrivão e três agentes ou investigadores. No sábado (07) a equipe será reforçada com mais um agente ou um investigador.

O responsável pela Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), delegado Cláudio Victor, destacou que o 2º DP de Santo Antônio só atenderá as ocorrências que acontecerem na área do Sambão e que forem relativas ao evento. As demais serão encaminhadas para 1ª Delegacia Regional em Vitória.

Outra ação da Polícia Civil será a presença de policiais da Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (Deten) durante os desfiles. “Os policiais circularão dentro do Sambão do Povo a fim de evitar o tráfico de drogas”, informou o superintendente de Polícia Especializada, delegado José Darcy Arruda.

O plantão na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o Plantão Especializado da Mulher (PEM) e no Departamento Médico Legal (DML) também estão mantidos.

Serviço:

2º Distrito Policial (DP) de Santo Antônio - 3132 1913 - 3132 1914

Endereço: Av. Santo Antônio, 1370, Santo Antônio, Vitória.

1ª Delegacia Regional de Vitória: (27) 3137-9025

Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP): (27) 3137-9111

 

Plantão Especializado da Mulher (PEM): (27) 3323-4045

Departamento Médico Legal (DML): (27) 3137-9127

Defensoria

O cidadão que precisar receber orientações jurídicas durante o Carnaval de Vitória pode recorrer ao plantão da Defensoria Pública, que acontece nos dias 07 e 08 de fevereiro, das 12 às 18 horas, no Tribunal de Justiça do Estado. Os defensores plantonistas oferecem à população uma alternativa de atendimento para os casos que acontecem nos finais de semana e feriados, e que não podem aguardar o expediente normal.

 

Situações emergenciais de natureza cível e criminal podem ser encaminhadas aos defensores plantonistas, que poderão providenciar, entre outras medidas, habeas corpus; mandados de segurança; medida protetiva e pedidos de concessão de liberdade provisória. Qualquer cidadão pode ter acesso ao serviço, desde que o caso seja urgente e não possa aguardar o expediente normal da Defensoria Pública.

 

Documentação

 

Para receber atendimento, o cidadão deve levar a cópia da identidade, do CPF, comprovante de residência, bem como toda a documentação referente ao processo do qual precisa de orientação jurídica. Para os casos de internação, seja ela voluntária ou não, é preciso levar também um laudo médico que ateste as condições e a urgência do paciente.

 

Serviço

Plantão da Defensoria Pública durante o Carnaval

Datas: 07 (sábado) a 08 (domingo) de fevereiro.

Local: Palácio Desembargador Renato de Mattos, na Avenida Desembargador Homero Mafra, 60, Enseada do Suá.

Hora: 12 às 18.

Telefone: 3334.2096

 

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Imprensa:

Marcia Brito
(27) 36364360

 

Assessoria de Comunicação da Polícia Militar
Marina Galvêas Tels: (27) 3636-1577/ 9 8802-3326
Priscila Barcelos Tels: (27) 3636-1573/ 9 8802-3244

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 98849-2310
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Marcela Lucci (27) 99846-1111
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com

Assessoria de Comunicação DPE/ES
Isabela Araújo – 3222.4249/998111979
E-mail: imprensa@dp.es.gov.br/ imprensadpes@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard