25/08/2016 17h38

Castelo recebe campeonatos de voo livre neste fim de semana

O céu da cidade de Castelo, na Região das Montanhas Capixabas, ficará ainda mais colorido neste fim de semana. A Rampa de Ubá será palco da 3ª Etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre 2016, do 9° Open Castelo de Voo Livre, e da 3° Etapa do Desafio Sudeste de Parapente, nesta sexta-feira (26), no sábado (27) e no domingo (28).

A organização é da Associação de Voo Livre de Castelo (Termal) e conta com o apoio da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e da Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL).

Após agitar o céu da Ilha do Ar, em São Paulo, o Desafio Sudeste de Parapente chega ao Espírito Santo, e nas categorias Open, Sport e Feminina promete encher de cores o céu de Castelo.

Já o tradicional Open de Castelo de Voo Livre acontece pela nona vez, atraindo mais competidores a cada edição e movimentando a Rampa de Ubá.

E depois da Rampa do Manjolo, em Baixo Guandu, receber a 2ª Etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre chegou a vez da Rampa de Ubá receber outra edição do campeonato.

Cerca de 110 pilotos já confirmaram a participação. As inscrições podem ser realizadas no site da Federação Brasileira de Voo Livre http://goo.gl/AH8YmK

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando aos capixabas conhecer e valorizar a cultura local.

Descubra Castelo

Quem escolher Castelo como destino para passear vai descobrir que o município, que fica Região das Montanhas Capixabas, abriga atrativos turísticos que valem a pena conhecer. Confira alguns:

Rampa de Ubá: Localizada a 27 km da sede do município. Possui 902 metros de altitude, proporcionando uma belíssima paisagem. O acesso está parcialmente pavimentado. Ubá pode ser considerada uma das melhores e das mais belas rampas de voo do mundo.

Fazenda do Centro: A Fazenda do Centro foi um antigo arraial de mineração e é tombada como patrimônio histórico pelo Conselho Estadual de Cultura desde 1984. Está localizada entre montanhas a 11 km do centro de Castelo. Foi palco importante da garimpagem de ouro no município.

Parque Estadual do Forno Grande: O Parque Estadual do Forno Grande protege o segundo maior ponto culminante do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande, que tem 2.039 metros de altitude, além de quedas d’água e trilhas. Local de especial riqueza biológica, também abriga espécies de animais em extinção como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro. No topo do Pico, área de preservação, concentra-se uma mata com cerca de 300m, que segundo o pesquisador Augusto Ruschi, trata-se da maior floresta de altitude do mundo.

Casa do Artesão: Criada em 1997 abriga o trabalho do artesão castelense e destaca-se por sua estrutura física de arquitetura rústica e atraente. As peças mais encontradas são: brinquedos, esculturas, objetos utilitários, bordados, crochês, frivoletês, ponto cruz, cestaria, tapeçaria e outros objetos de decoração. Já da agroindústria são encontrados produtos como compotas, doces, geleias, biscoitos, pães, picolés e aguardente.

Fazenda da Prata: É um centro agropecuário, além de explorar jazidas de calcário. Mas seu principal atrativo natural é uma cachoeira de mais de 100 metros de queda d’água, uma imagem deslumbrante que a torna um dos principais cartões postais da cidade de Castelo.

Gruta do Limoeiro: Situada a 15 km do centro de Castelo, possui vários salões internos e é considerada a mais importante do Estado, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível. Em 1984 foi tombada como Patrimônio Histórico do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura.

Considerada um sítio arqueológico, foi alvo de vários estudos. Uma das equipes, formada por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e coordenada pelo antropólogo Celso Perota, encontrou 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se que desde o ano de 1.200 a Gruta do Limoeiro foi habitada por índios. No período colonial teria sido habitada por tribos de índios Puris.

3ª Etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre 2016

3° Etapa do Desafio Sudeste de Parapente

9° Open Castelo de Voo Livre

Data: 26 a 28 de Agosto