08/12/2015 15h00 - Atualizado em 10/08/2016 16h28

Catedral Metropolitana de Vitória é reaberta após obra de restauro

Após permanecer fechada por um ano, e em obras de restauro por quatro anos, a Catedral volta a receber fiéis para celebrações, eventos e visitas.

Considerada um dos monumentos mais importantes do Brasil e de extrema relevância histórica, cultural e religiosa para o Espírito Santo, a Catedral Metropolitana de Vitória reabre na terça-feira, dia 8 de dezembro, totalmente restaurada com missa celebrada por Dom Luiz Mancilha Vilela, e consagração do novo altar, às 19 horas.

O projeto e a execução dos trabalhos de restauração foram coordenados pelo Instituto Modus Vivendi, tendo as empresas Petrobras, Vale e Banestes como patrocinadoras culturais, além de apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, Instituto Sincades, Cisa Trading, Mafrical, Banestes Seguros e Banestes Corretora.

O prédio manteve suas características originais, e seu restauro agregou conceitos contemporâneos como sustentabilidade, eficiência energética e novas intervenções.

Como acontece nos projetos de restauro de importantes monumentos religiosos, o trabalho desenvolvido na Catedral de Vitória atendeu às exigências da adequação litúrgica do edifício sagrado, em vista do espírito e das normas da reforma litúrgica suscitada e promovida pelo Concílio Vaticano II. Todos os elementos na parte interna da Igreja e nas fachadas foram recuperados, valorizados e permanecem como conjunto iconográfico, cujo simbolismo convidam o público a admirar e a refletir sobre os mistérios da fé.

Histórico da obra

As obras, iniciadas em 2011, incluíram recuperação de áreas degradadas da Igreja, com destaque para a renovação do telhado e calhas. Em 2013, foram executados a confecção e o retorno dos vitrais do altar, assim como a limpeza e automatização dos sinos. Em 2014, iniciou-se a grande obra de restauro contemplando o resgate histórico dos tons originais do prédio, novas instalações elétricas, implantação de novo sistema de iluminação e restauração de todas as portas.

Para comemorar a conclusão das obras, uma série de atividades religiosas e festivas foi agendada. Além da missa de consagração do novo altar, também haverá concertos sinfônicos e, no dia 13 de dezembro, está prevista a abertura da Porta Santa em função do Jubileu da Misericórdia, conclamado pelo Papa Francisco, que concedeu aos bispos do mundo inteiro o direito de considerar as catedrais e outras igrejas que julgarem convenientes, como lugares de misericórdia.

Confira a programação:

Dia 08 de dezembro, às 19h - reabertura da Catedral Nossa Senhora da Vitória e consagração do novo altar.

Dia 11 de dezembro, às 20h – apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado do Espirito Santo.

Dia 13 de dezembro, às 10h – abertura da Porta Santa com Celebração Eucarística do Jubileu da Misericórdia.

Dia 18 de dezembro, às 20h – apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis Baccarelli – Natal Petrobras

Dia 19 de dezembro, às 20h – apresentação da Orquestra David Machado - Natal Petrobras