Chico Lessa comemora 50 anos de carreira em show especial
Neste ano, o cantor e compositor capixaba Chico Lessa está completando 50 anos de carreira e, para celebrar, nada melhor do que uma apresentação com um convidado ilustre: o guitarrista e compositor mineiro Toninho Horta. É o projeto Vitória-Minas, que acontece nesta quarta-feira, 23 de novembro, às 21 horas, no palco do Spirito Jazz, na Praia do Canto. Além dos dois artistas, haverá antes do show a apresentação de final de ano dos alunos da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Os Ingressos serão gratuitos e reservados pelo telefone 3019-0860 no dia do evento, a partir de 15 horas. O show foi contemplado pelo Funcultura por meio do Edital Nº 014/2015 - Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Música da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
De acordo com o artista, o show é totalmente autoral: haverá canções de seus dois discos em produção “Um Guarda-Chuva pra Esquecer”, também produzido por Toninho, e “Chico no Samba”, além de material de trabalhos já lançados. “O projeto se chama Vitória-Minas, pois se propõe a servir de ponto de partida para encontrar parcerias que viabilizem, posteriormente, a circulação por Minas Gerais e também Rio de Janeiro, locais onde estou concluindo os meus dois discos em produção”, destaca Chico.
Chico será acompanhado por Gabriel Ruy (Bateria), Hugo Maciel (baixo elétrico) e André Daumas (teclado), além da participação do próprio Toninho nas guitarras, que também incluirá suas composições ao repertório do show.
Afinidades musicais
Embora seja natural de Vitória, Chico Lessa é considerado membro efetivo do Clube da Esquina, movimento musical mineiro da década de 70 do qual se destacaram nomes como Milton Nascimento, Beto Guedes, Wagner Tiso, Lô Borges, Som Imaginário, entre outros. Chico é um dos maiores destaques capixabas na música popular brasileira, tendo canções regravadas por diversos músicos, dentro e fora do Estado.
Já Toninho Horta, um dos fundadores do Clube da Esquina, além de ter gravado o disco homônimo de 1972 e de ter participado de vários trabalhos de Milton Nascimento, gravou ao longo da carreira com diversos artistas como Elis Regina, Maria Bethânia, Edu Lobo e Gal Costa. Classificado como o melhor guitarrista do mundo pela revista Britânica "Melody Maker" em 1977, também teve grande participação em projetos de artistas internacionais como George Benson e Pat Metheny. Toninho já gravou mais de 20 discos solos, incluindo o clássico álbum “Terra dos Pássaros” de 1979.
Serviço:
Show: Chico Lessa e Toninho Horta
Local: Spirito Jazz –
Telefone: 3019-0860
Ingresso: gratuito, reservado pelo telefone no dia do show, a partir de 15 horas.
Data: 23 de novembro
Horário do show: 21 horas – a abertura terá apresentações de alunos, professores e concludentes de cursos da FAMES.
Contato: Chico Lessa – 998 395 596
Texto: Danilo Ferraz
Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES